Correio da Bahia

24h Mosquito no século XXI

-

Na Escolab de Coutos, a tecnologia vem se mostrando eficiente na mobilizaçã­o de crianças contra o mosquito Aedes aegypti, que, além da dengue, transmite a chikunguny­a e também o zika vírus.

Os alunos aproveitar­am o dia de ontem, de Combate ao Aedes, para jogar em tablets o Mosquito Não, jogo apelidado pelos estudantes de Mosquito Go, em referência ao aplicativo do desenho Pokémon.

“A gente tem que procurar garrafas para virar, jogar fora os pneus e colocar terra nas plantas. Com isso, vamos achar e evitar os mosquitos”, contou o estudante Gabriel Marques, 12 anos. “A gente consegue ver isso na rua também e já fica atento”, completou outro estudante, Gabriel Ferreira, 9. Segundo a professora Tâmiles Gonzaga, da disciplina Jogos de Linguagens, os estudantes têm conseguido se entreter e levar a consciênci­a contra o mosquito para casa.

A Escolab de Coutos foi uma das unidades visitadas pela comitiva dos governos federal, estadual e municipal. As vistorias tiveram início na Escola de São Tomé de Paripe e, ao longo do dia, foi sendo feita a inspeção de outras 441 escolas municipais, além de 160 unidades de saúde e mutirão de limpeza, em parceria com a Limpurb, nos bairros de Pau da Lima e Canabrava.

A situação da capital baiana realmente inspira cuidados. O cresciment­o do nível de infestação apontado pelo último Levantamen­to Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que alcançou 2,3 no mês passado (o nível aceitável é de até 0,9), pode apontar para o adoeciment­o da população. “LIRAa alto agora significa doença no primeiro semestre do ano que vem”, advertiu o secretário de Saúde de Salvador, José Antônio Rodrigues.

Segundo ele, o cresciment­o desse índice nos três últimos meses na capital preocupa por conta da aproximaçã­o do Verão, período com maior histórico de infestaçõe­s. Por causa disso, Salvador antecipou em 30 dias as ações da campanha, que está sendo lançada oficialmen­te agora pelo Ministério da Saúde.

O foco das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Limpurb são os mutirões, que desde ontem passaram a contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que dará mais atenção às unidades escolares (com as inspeções e trabalhos socioeduca­tivos). Além disso, a campanha chegou nas estações de transbordo e em pontos comerciais de grande porte em áreas com maior infestação.

“Recolhemos em apenas um

 ??  ?? Crianças aprendem brincando com o jogo Mosquito Não, onde procuram garrafas para virar e pneus para jogar fora
Crianças aprendem brincando com o jogo Mosquito Não, onde procuram garrafas para virar e pneus para jogar fora
 ??  ?? As Forças Armadas dão apoio às ações no Dia Nacional de Combate ao Aedes: vistoria em escolas e limpeza
As Forças Armadas dão apoio às ações no Dia Nacional de Combate ao Aedes: vistoria em escolas e limpeza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil