Correio da Bahia

Trump anuncia general linha-dura como secretário de Defesa dos EUA

-

PRESIDENTE ELEITO O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na quinta-feira (1º), que o general reformado James Mattis será seu secretário de Defesa. “Vamos nomear o ‘Mad Dog’ (Cachorro louco) Mattis como nosso secretário da Defesa”, disse em comício na cidade de Cincinnati, em Ohio, referindo-se ao apelido do ex-chefe do Comando Central americano. “Mas não vamos anunciar até segunda-feira, então, não digam a ninguém”, brincou. Trump teve um encontro com Mattis esta semana. Através de sua conta no Twitter, o republican­o havia dito ter ficado muito impression­ado com ele: “Um verdadeiro general de generais!”.

Em seu primeiro comício após ser eleito presidente dos Estados Unidos, o magnata Donald Trump voltou a afirmar que construirá um muro na fronteira com o México. “Teremos um grande muro na fronteira”, disse. Ainda sobre imigrantes, o magnata voltou a dizer que irá impedir que pessoas de países com problemas com o terrorismo entrem nos Estados Unidos, lembrando o recente ataque que foi provocado por um estudante somali, em uma universida­de da cidade, que deixou 11 feridos.

Trump ainda se defendeu das críticas de que está formando um governo de bilionário­s, nomeando apenas pessoas que possuem um alto poder aquisitivo. “Eles são ricos porque sabem fazer dinheiro”, disse.

Donald Trump ameaçou punir empresas que pretendam sair dos Estados Unidos para passar a operar no exterior. Haverá “conseqüênc­ias”, disse ele, em tom de alerta. Ele visitou uma empresa produtora de equipament­os de ar-condiciona­do, em Indianápol­is, capital de Indiana. Trump ouviu da diretoria da empresa que a indústria iria cancelar os planos de transferir a fábrica para o México. Ao fazer a declaração, o presidente eleito cumpriu a promessa que fez, durante a campanha eleitoral, de lutar para manter os empregos nos Estados Unidos e não substituir os postos de trabalhos americanos por outros normalment­e em países que oferecem benefícios fiscais e mão de obra barata. A declaração demonstra também que o novo presidente dos Estados Unidos está disposto a fazer intervençõ­es na economia. Os governos americanos têm por hábito nunca interferir em decisões sobre negócios das empresas.

Antes de voltar atrás em seus planos, a empresa de ar-condiciona­do estava disposta a deslocar 800 postos de trabalho para o México.

 ??  ?? Donald Trump fez o primeiro comício após ter sido eleito presidente
Donald Trump fez o primeiro comício após ter sido eleito presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil