Correio da Bahia

Em dia de tensão nos presídios, 28 fogem no Paraná e 10 em Minas

-

CRIME ORGANIZADO Pelo menos dois presos morreram e 28 fugiram da Penitenciá­ria Estadual de Piraquara, na região metropolit­ana de Curitiba, na madrugada de ontem. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administra­ção Penitenciá­ria, os internos escaparam após uma explosão que abriu um buraco no muro da unidade. Os corpos dos dois presos – baleados e mortos durante confronto com os policiais que tentavam conter a fuga – foram transferid­os da penitenciá­ria para serem identifica­dos. Com os mortos, a polícia encontrou uma metralhado­ra Uzi 9 mm, uma bolsa com aproximada­mente 300 cartuchos calibre 5,56 e um colete à prova de balas.

Por volta das 3 horas da madrugada, houve um tumulto entre os presos. Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, o propósito era desviar a atenção dos agentes. E perto das 5h30, houve dois fortes estrondos na penitenciá­ria. Cerca de 15 homens fortemente armados participar­am da ação do lado de fora da penitenciá­ria, dando cobertura à fuga. Reunidos próximo ao buraco aberto no muro, o grupo disparou contra os policiais que estavam nas guaritas e contra as equipes de segurança em solo. Na fuga, quatro suspeitos fizeram uma família refém na cidade de Quatro Barras. Os bandidos portavam três fuzis e duas pistolas e foram rendidos por policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Para Mesquita, a ação demonstra um alto nível de organizaçã­o. Para tentar localizar os fugitivos, a Polícia Militar deslocou um helicópter­o e dezenas de unidades para o local da ocorrência. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) montaram barreiras e estão abordando veículos suspeitos na BR-116, que atravessa o estado.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Administra­ção Prisional (Seap) informou que 10 detentos fugiram do Presídio Regional de Ibirité, na Região Metropolit­ana de Belo Horizonte, durante a manhã. A unidade fica no bairro Antônio Amabile. Inicialmen­te a Seap havia informado que eram três fugitivos. Ainda segundo a secretaria, não houve registro de motim ou rebelião na unidade. Também não houve feridos. A fuga aconteceu por volta das

3h. De acordo com a Polícia Militar, os detentos cerraram as grades das celas, chegaram ao pátio e saíram da unidade usando uma “teresa” - um tipo de corda artesanal.

Após a fuga, os detentos tiraram as roupas do sistema prisional e as deixaram no entorno do presídio.

A Seap informou que vai investigar as circunstân­cias da fuga. Até a noite de ontem, os detentos não haviam sido recapturad­os.

 ??  ?? Detentos deixaram uniformes pelo caminho em Minas. Nenhum foi recapturad­o até a noite de ontem
Detentos deixaram uniformes pelo caminho em Minas. Nenhum foi recapturad­o até a noite de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil