Correio da Bahia

Palestinos criticam ida de embaixada dos Estados Unidos para Jerusalém

-

TENSÃO O principal representa­nte palestino na França, Salman El Herfi, afirmou ontem que tirar a embaixada dos Estados Unidos em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, viola o direito internacio­nal. Ele acredita que a administra­ção do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, não vai tomar esta decisão. A declaração foi dada após o encontro que ocorreu em Paris, França, sobre a paz no Oriente Médio. Segundo ele, a reunião enviou uma mensagem “muito clara” que convoca todos a não fazer nada que possa afetar a solução final para a região, especialme­nte no que se refere à situação de Jerusalém.

“Eu não acredito que os EUA vão violar o direito internacio­nal porque transferir a embaixada de um território ocupado poderia significar admitir a anexação por parte de Israel”, afirmou. Ele também alertou que o governo de Trump não deve “subestimar” a mensagem de paz que foi enviada pela conferênci­a de hoje ou a resolução apresentad­a no mês passada pela Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU), que condena a construção de assentamen­tos na Cisjordâni­a ou no leste de Jerusalém. O representa­nte palestino insistiu ainda que “a opção dos dois Estados não é sonho de um único país, mas tornou-se a preocupaçã­o de todo o mundo para protegê-los”.

O encontro de Paris reuniu representa­ntes de 70 países, que temem uma nova onda de violência no Oriente Médio. O objetivo foi pressionar por novas negociaçõe­s de paz e atentar para a criação de um Estado palestino. A conferênci­a pretende ser uma mensagem contundent­e para o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que grande parte do mundo quer paz e vê uma solução de dois estados como a melhor maneira de alcançá-la no conflito israel-palestina. Netanyahu desprezou a conferênci­a dizendo ser uma “fraude” contra Israel, enquanto a administra­ção de Trump decidiu não participar. Simpatizan­tes do Estado de Israel organizara­m um protesto contra a conferênci­a em frente à embaixada do país, em Paris.

 ??  ?? Simpatizan­tes do Estado de Israel protestara­m contra a conferênci­a em frente à embaixada de Israel
Simpatizan­tes do Estado de Israel protestara­m contra a conferênci­a em frente à embaixada de Israel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil