Correio da Bahia

Axé nos cinemas

- Roberto Midlej roberto.midlej@redebahia.com.br

Armandinho, Dodô & Osmar, Luiz Caldas, Olodum, Banda Reflexus, Banda Mel, Cheiro de Amor, Acordes Verdes, Daniela, É O Tchan, Saulo, Ivete... A velha e a nova geração da música de Carnaval serão vistas nos cinemas a partir de quinta-feira, no documentár­io Axé: Canto do Povo de um Lugar, primeiro filme do baiano Chico Kertész.

“Eu vivi muito o axé por causa de meus irmãos, já que sou o caçula de cinco. Passei muito tempo ouvindo a trilha deles e a da minha geração. Morei em São Paulo e ia a muitos shows lá. Me fazia sentir mais perto de Salvador”, diz Chico, 36 anos, publicitár­io e diretor do Grupo Metrópole.

O diretor diz que a axé music estava completand­o 30 anos em 2015 e não havia nenhum registro relevante sobre a história deste movimento que dominou as rádios e as vendas de discos no país nos anos 1990: “Comecei a pesquisar e tive o ímpeto de fazer o filme. Apesar de estar estreando no cinema, minha experiênci­a com o jornalismo na Metrópole foi importante para o documentár­io”.

Entre as virtudes do filme, está o ótimo resgate do acervo de material fotográfic­o e audiovisua­l, realizado por James Martins, encarregad­o da pesquisa. Um dos momentos mais interessan­tes é a primeira par-

Filme conta a história da música que reinou no país nos anos 1990

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil