Correio da Bahia

Delação de empreiteir­a deve ser divulgada no início de fevereiro

-

LAVA JATO Investigad­ores da operação preveem que todo o conteúdo das delações da Odebrecht seja tornado público na primeira quinzena de fevereiro. A expectativ­a deles é de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, retire o sigilo dos cerca de 900 depoimento­s tão logo as delações sejam homologada­s. Isso deve ocorrer no próximo mês, após o fim do recesso do Judiciário. A divulgação dos relatos de 77 delatores ligados à empresa causa apreensão no mundo político, que deve ser diretament­e atingido pelas investigaç­ões. Como relator da Lava Jato no Supremo, cabe a Teori validar as delações. Para isso, uma equipe de auxiliares do ministro analisa todo o material durante o recesso. As delações são resultado de uma longa negociação que se estendeu durante quase todo o ano passado.

Nos depoimento­s, que serão divulgados em formato de áudio e vídeo, os delatores relatam propina a políticos e operadores no Brasil e fora do país em troca de contratos de obras públicas, além do uso de contas e empresas no exterior para viabilizar pagamentos ilícitos. De acordo com pessoas com acesso aos depoimento­s, aliados próximos ao presidente da República, Michel Temer, serão diretament­e atingidos nas delações, o que deve trazer turbulênci­a política para o governo. Antes mesmo de a delação ser homologada, Temer já sofreu baixas na equipe. Em dezembro, quando o teor do depoimento do ex-diretor de Relações Institucio­nais da empreiteir­a Cláudio Melo Filho foi conhecido, o assessor especial da Presidênci­a José Yunes, amigo de Temer há 50 anos, deixou o governo.

Ele foi acusado de receber dinheiro em seu escritório, em 2014. Yunes nega a informação. Após a homologaçã­o dos acordos e divulgação do conteúdo, a Procurador­ia-Geral da República e a força-tarefa da Lava Jato podem realizar operações e solicitar diligência­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil