Correio da Bahia

Presídio de MG registra motim com sete feridos

-

Detentos fizeram um motim, anteontem à noite, no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves (MG), na Região Metropolit­ana de Belo Horizonte. Por volta das 19h, eles começaram a queimar colchões e jogá-los para fora das celas de quatro pavilhões. A situação foi controlada após sete horas de rebelião. Nove pessoas ficaram feridas.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem falando em nome dos presos, com o rosto escondido, faz ameaças e culpa o diretor da penitenciá­ria, Rodrigo Machado, pela situação. “Nós vamos meter fogo em tudo. Vai queimar, vai morrer muita gente. Vai rolar sangue”, disse. O detento pedia ainda mudanças nas normas de visitas e falou em abuso de poder. Do lado de fora da unidade prisional, parentes dos detentos também fizeram um ato de protesto.

As conversas com os manifestan­tes, do lado de fora da unidade, foram mediadas por representa­ntes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Defensoria Pública de Minas Gerais.

Apesar das ameaças, não houve mortes ou fugas. Segundo a Secretária de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap), foram registrado­s apenas presos e um agente com ferimentos leves. A situação foi controlada após intervençã­o da Polícia Militar e do Comando de Operações Especiais (Cope) durante a madrugada. Oito presos sofreram escoriaçõe­s e um agente penitenciá­rio teve um corte no supercílio. Em procedimen­to de segurança, os detentos foram recolhidos às celas e revistados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil