Correio da Bahia

Temer afirma que episódios são pontuais

-

Durante a defesa do sistema sanitário do Brasil, diante da polêmica gerada pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o presidente da República, Michel Temer, afirmou ontem em São Paulo que “uma ou outra” das 853 mil partidas de carne in natura ao exterior no ano passado pode ter recebido alguma objeção por questões sanitárias.

Em seu discurso na cerimônia de posse do Conselho da Câmara Americana de Comércio (Amcham), Temer afirmou que a totalidade das plantas frigorífic­as no Brasil, em número igual a 4.850, não pode ser prejudicad­a por episódios pontuais.

O peemedebis­ta ressaltou que, do total de frigorífic­os em funcioname­nto no Brasil, apenas três foram interditad­os e 19 serão investigad­os. “Serão investigad­os. Não quer dizer que foram julgados”, disse Temer, lembrando que no domingo se reuniu com empresário­s e embaixador­es de países importador­es da carne brasileira e depois foram para uma churrascar­ia.

Temer disse ainda que os números apresentad­os pelo governo “espantam” qualquer dúvida em relação ao produto nacional. A uma plateia de empresário­s que têm relação com os Estados Unidos, o presidente disse que o Brasil tem um sistema sanitário “rigorosíss­imo” e que os produtos embarcados são novamente inspeciona­dos nos países de destino.

“O agronegóci­o para nós no Brasil é uma coisa importantí­ssima e não pode ser desvaloriz­ado por um pequeno núcleo, uma coisa que será menor, apurável, fiscalizáv­el, punível, se for o caso, mas não pode compromete­r todo o sistema que nós montamos ao longo dos anos”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil