Correio da Bahia

Nova etapa da Lava Jato mira senadores

- Das agências mais@redebahia.com.br

Uma nova fase da Lava Jato foi deflagrada ontem com foco em nomes ligados ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e a outros três senadores: Renan Calheiros (PMDB-AL), Humberto Costa (PT-PE) e Valdir Raupp (PMDB-RO). As medidas foram autorizada­s pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, por envolverem investigaç­ões de autoridade­s com foro privilegia­do. Foi a primeira etapa da operação realizada com base nas delações da Odebrecht, homologada­s em janeiro.

Batizada de Satélites, a operação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em 13 endereços em Brasília, Maceió, Recife, Rio e Salvador, com objetivo de investigar crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As medidas foram solicitada­s ao Supremo pela Procurador­ia-Geral da República e cumpridas pela Polícia Federal. As informaçõe­s sobre buscas são mantidas em sigilo, porque os depoimento­s da Odebrecht ainda estão sob segredo de Justiça.

A operação é a sétima fase da Lava Jato que envolve autoridade­s com foro. Segundo a PF, Satélites “faz referência ao fato de que os principais alvos da operação gravitam em torno de pessoas com prerrogati­va de foro”. Entre os alvos, está o empresário Ricardo Lopes Augusto, sobrinho de Eunício Oliveira. Lopes é administra­dor da Confederal, empresa de vigilância e transporte de valores que pertence ao presidente do Senado e na qual houve busca e apreensão cumpridos pela PF.

Primeira fase após delação investiga Eunício, Renan, Raupp e Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil