Correio da Bahia

Ex-deputado russo refugiado na Ucrânia é morto a tiros em Kiev

-

UCRÂNIA O ex-deputado comunista russo Denis Voronenkov foi assassinad­o ontem a tiros perto de um hotel no centro de Kiev, informou o chefe da polícia da capital ucraniana, Andrei Krischenko. Em declaraçõe­s ao canal de televisão 112.Ukraina, o chefe policial confirmou que a vítima é o ex-deputado, que em dezembro fugiu da Rússia à Ucrânia após ter sido acusado de corrupção pelas autoridade­s de seu país. Segundo a polícia, o autor dos disparos foi ferido pelo guarda-costas de Voronenkov, que também ficou ferido no tiroteio. O ataque aconteceu por volta das 11h30 (6h30, em Brasília) em pleno centro da cidade, quando o ex-deputado russo e seu guarda-costas saíam de um hotel. O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, acusou o Kremlin de estar por trás do assassinat­o de Voronenkov, e qualificou o crime de “terrorismo de Estado por parte da Rússia”. “O covarde assassinat­o de Denis Voronenkov é um ato de terrorismo de Estado por parte da Rússia, país que se viu obrigado a deixar por motivos políticos”, disse o líder ucraniano segundo um porta-voz.

Em reunião com responsáve­is das forças de segurança, Poroshenko afirmou que neste crime “se vê a clara mão do serviço secreto russo, a mesma que se manifestou em várias ocasiões em diversas capitais europeias”. “Voronenkov era um das testemunha­s-chave da agressão russa contra a Ucrânia e, em particular, do papel (do ex-presidente ucraniano Viktor) Yanukovich na entrada das tropas russas na Ucrânia”, acrescento­u.

O chefe do Estado indicou que não considera uma casualidad­e que o assassinat­o do ex-deputado tenha coincidido com o ato de sabotagem que provocou ontem o incêndio de arsenais militares no leste do país e obrigou a retirada de cerca de 20 mil pessoas.

 ??  ?? O ex-deputado comunista russo Denis Voronenkov foi assassinad­o perto de um hotel no centro de Kiev
O ex-deputado comunista russo Denis Voronenkov foi assassinad­o perto de um hotel no centro de Kiev

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil