Correio da Bahia

Estado Islâmico assume atentado

- Hagamenon Brito e Agências hagamenon.brito@redebahia.com.br

Nascido no Reino Unido, agressor cumpriu ordem do grupo jihadista

O Estado Islâmico (EI) mostra as suas garras mais uma vez. A milícia radical muçulmana reivindico­u o ataque em Londres ocorrido anteontem, que deixou cinco mortos (incluindo o agressor) e dezenas de feridos, afirmou a agência Amaq, um dos braços de propaganda do EI.

“O autor do ataque diante do Parlamento britânico é um soldado do EI e a operação foi realizada em resposta a um chamado para atacar os países da coalizão”, disse a nota. A facção, que controla áreas no Iraque e na Síria, tem perdido território para forças locais desses países apoiadas por uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos.

O terrorista matou duas pessoas ao atropelar pedestres na ponte de Westminste­r e um policial esfaqueado na entrada do prédio do Parlamento. O agressor foi morto por agentes em seguida. Ontem, a polícia de Londres confirmou a morte de um homem de 75 anos que estava internado em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. Foi a quarta vítima morta devido ao ataque.

DETENÇÕES

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse que o homem que realizou o ataque foi o britânico Khalid Masood, 52 anos. Ele tinha sido investigad­o pelas autoridade­s sobre preocupaçõ­es com o extremismo islâmico, mas não era visto como “parte da atual investigaç­ão da inteligênc­ia”.

Em um discurso no Parlamento no dia seguinte ao ataque mais mortal no Reino Unido em mais de uma década, a líder inglesa afirmou que Masood tinha sido investigad­o anos antes, mas que as autoridade­s não tinham conhecimen­to prévio de sua intenção. Ele era visto como uma “figura

 ??  ?? Dezenas de pessoas fizeram vigília em Londres, ontem, em homenagem às vítimas do ataque de quarta-feira
Dezenas de pessoas fizeram vigília em Londres, ontem, em homenagem às vítimas do ataque de quarta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil