Correio da Bahia

Novas regras da aposentado­ria

- Lucy Barreto e agências lucy.barreto@redebahia.com.br

Começa hoje a jornada legislativ­a do projeto que vai mudar o futuro da aposentado­ria no Brasil. Isso porque, depois do governo federal enviar à Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC) 287/2016 sobre a reforma da Previdênci­a e de muitas discussões extraofici­ais, o relatório do projeto será apresentad­o hoje na comissão especial que trata do assunto no legislativ­o federal.

O presidente da Comissão Especial da Reforma, Carlos Marun (PMDB-MS), adiantou ontem que um dos pontos que devem sofrer mudanças em relação à proposta do governo é a exigência de que o trabalhado­r contribua por 49 anos para ter direito a receber o teto da aposentado­ria.

Marun não detalhou, porém, qual será o tempo de contribuiç­ão necessário para que o trabalhado­r tenha direito de receber o benefício máximo. “Vai mudar a regra dos 49 anos, agora, não sei o detalhe. Tudo que vi nas discussões que foram apresentad­as sinaliza para uma regra que considero inteligent­e, mas não tenho detalhes. Que não vai ser 49 anos já está fechado”, disse após participar de um seminário sobre a reforma.

Para o relator da PEC da reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA), a segunda-feira foi dia de acertar os últimos detalhes do parecer com a equipe econômica do governo. Hoje cedo, antes mesmo de ir para a Câmara, o relatório deve ser apresentad­o ao presidente Michel Temer e a deputados da base aliada.

Relatório da PEC será apresentad­o hoje na Câmara dos Deputados

IDADE MÍNIMA

Pelas regras propostas pelo Executivo na PEC, o trabalhado­r precisaria atingir a idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuiç­ão para poder se aposentar. Nesse caso, ele receberia 76% do valor da aposentado­ria. Cada ano adicional de contribuiç­ão daria direito a mais 1 ponto percentual. Dessa forma, para receber 100%, o trabalhado­r precisaria contribuir por 49 anos.

Segundo interlocut­ores, porém, o governo teria cedido às críticas quanto a esses cálculos e aceitado mexer nas regras da proposta inicial. A ideia do parecer que deve ser lido hoje é garantir já na largada 70% do valor do benefício para quem contri-

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil