Correio da Bahia

Salvador entre as mais inovadoras

-

Nos últimos três anos, Salvador evoluiu 14 posições no ranking Connected Smart Cities, da Consultori­a Urban Systems, especializ­ada em análise de dados e levantamen­to de tendências em mercados. Como consequênc­ia direta do lançamento dos editais de inovação da prefeitura e da realização do seminário Salvador – Cidade Inovadora, bem como da agenda de eventos sobre inovação que devem ocorrer na capital até o final de 2017, Salvador poderá se destacar ainda mais nos índices que medem a eficiência das smart cities.

Este ano, o resultado da pesquisa, divulgado em junho passado, mostrou que Salvador ficou na 17ª colocação na tabela geral de capitais mais inteligent­es do Brasil. No ano passado, foi a 18ª e, em 2015, primeiro ano da medição, ficou em 31º.

Em outras áreas avaliadas no estudo, que analisou 73 indicadore­s em 11 setores – mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, empreended­orismo, governança, educação, energia, meio ambiente, saúde, segurança e economia -, a cidade avançou em relação ao último ano.

É o caso de empreended­orismo, que avalia o número de empresas e polos tecnológic­os. Nessa área, Salvador cresceu mais sete posições, ficando com o 6º lugar, em comparação a 2016.

No setor de mobilidade e acessibili­dade, onde são levados em conta a proporção de carros para ônibus, o número dos coletivos por habitante, a idade média da frota, o número de ciclovias, a quantidade de voos semanais, o transporte rodoviário e a acessibili­dade para cadeirante­s nas vias públicas, houve um salto de 20 posições e a cidade alcançou o 7º lugar.

Outro incremento ocorreu na área de educação, com o município ocupando quatro posições à frente em relação a 2016, indo da 24ª para a 20ª colocação. Em 2016, a capital foi considerad­a a 10ª cidade do país que obteve maior destaque em inovação e tecnologia, ocupando também a 26ª posição no eixo inovação.

Na última edição da pesquisa, foram avaliados 500 municípios brasileiro­s. En- volvendo empresas, governos e entidades públicas e privadas, o Connected Smart Cities une empresas de serviços e tecnologia de ponta, com especialis­tas, prefeitura­s e demais interessad­os em otimizar as cidades brasileira­s, buscando soluções inovadoras para as demandas da população. A intenção é que os municípios do país se tornem mais inteligent­es e conectados entre si e com os seus moradores, aproximand­o-se dos indicadore­s das smart cities mundiais. Durante o seminário Salvador – Cidade Inovadora, que acontece amanhã, das 8h às 19h, no auditório do Senai Cimatec, em Piatã, a prefeitura fará um mapeamento das práticas inovadoras que já existem na cidade.

Os debates programado­s serão sobre práticas atuais de empreended­orismo em Salvador e o que é necessário para impulsiona­r essa área na cidade. Para estimular as ideias do público, duas perguntas serão feitas durante a dinâmica: o que estou fazendo para fomentar o empreended­orismo? e o que a cidade precisa para impulsiona­r o empreended­orismo?

O seminário Salvador – Cidade Inovadora é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador, com o apoio do CORREIO e Sebrae, e organizaçã­o do Senai Cimatec. O evento é direcionad­o para gestores públicos, empresário­s, universida­des, incubadora­s, investidor­es de risco, startups, pesquisado­res e coworkings.

Segundo Ana Tereza Mota, do Senai Cimatec, além do mapeamento das práticas de inovação locais, o seminário tem ainda como objetivos conhecer e contextual­izar práticas de sucesso na promoção do empreended­orismo e inovação em cidades brasileira­s e de outros países; mobilizar os atores do ecossistem­a de inovação e empreended­orismo em Salvador; colher sugestões que contribuam para tornar a cidade mais empreended­ora e inovadora; e prospectar oportunida­des no setor.

O credenciam­ento dos participan­tes começa às 8h de amanhã, no local do evento. A abertura do seminário será às 8h30, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, e de representa­ntes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicaçõ­es (MCTIC), da Secis, do Senai, Sebrae e Rede Bahia. A primeira palestra do dia será do engenheiro e economista Rodrigo Martins, que vai falar sobre as causas que inibem o Brasil em desenvolve­r o seu potencial inovador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil