Correio da Bahia

Policiais baleados ou mortos chega a 54

- AMANDA PALMA

Em sete meses, subiu para 54 o número de policiais baianos baleados ou mortos. Deste, 36 sobreviver­am. O caso mais recente é justamente o do policial militar Pablo da Cunha Santos, 32 anos, baleado ontem durante um tiroteio e perseguiçã­o a suspeitos de roubar um carro, na Avenida Vasco da Gama. Os dados foram coletados pelo CORREIO, com base em reportagen­s publicadas este ano.

Além dos 36 baleados, 17 policiais, entre civis e militares, morreram em diversas situações, durante o serviço ou fora dele. Com isso, chega a 54 o número de policiais baianos que foram baleados ou morreram este ano.

Outro caso recente foi o do PM Leanderson Santos da Silva, 33, que foi baleado numa operação na Baixinha de Santo Antônio anteontem. O crime aconteceu na Rua 1º de Junho, por volta das 10h30, depois que uma viatura da 23ª CIPM/Tancredo Neves foi recebida a tiros por sete homens armados, que traficavam drogas.

De acordo com o levantamen­to feito pelo CORREIO, a maior parte dos crimes foi contra policiais militares: 48 situações, contra cinco envolvendo policiais civis. Ao todo, foram 36 baleados e 17 mortos. A capital baiana concentra a maior parte dos crimes: 28, no total. Além dos mortos e baleados, um policial foi vítima de um sequestro relâmpago, no Cabula, no mês passado.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou, anteontem, que das 17 mortes registrada­s este ano na Bahia, 13 casos já foram resolvidos, com a prisão dos autores. Os casos são investigad­os pela força-tarefa da Secretaria da Segurança Pública, que é comandada pelo delegado

Odair Carneiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil