Correio da Bahia

Novo Cras é recuperado e inaugurado em Valéria

-

As comunidade­s de Valéria, Boca da Mata de Valéria, Nova Brasília de Valéria e Palestina têm, desde ontem, um novo local para atendiment­o de famílias em situação de vulnerabil­idade. Foi inaugurado o novo Centro de Referência da Assistênci­a Social (Cras) de Valéria, na Praça da Matriz, próximo ao Largo de Valéria.

De acordo com a prefeitura, a unidade foi completame­nte recuperada, com a substituiç­ão do forro, cobertura e toda parte elétrica. Com investimen­tos de R$ 124,9 mil (em recursos federais e contrapart­ida do município), também foram instalados piso tátil, rampa de acesso, além da adaptação do banheiro para atendiment­o a pessoas com deficiênci­a.

“Essa é uma unidade que traz para Valéria todo o conjunto de programas sociais da prefeitura. Isso aproxima a comunidade, porque vamos ter integração diária com o bairro”, afirmou o prefeito ACM Neto (DEM), durante a inauguraçã­o do Cras e o lançamento do programa Família Empreended­ora, ontem.

Os Cras são destinados a atender famílias que, devido à pobreza, estejam vulnerávei­s – seja por privação de renda e do acesso a serviços públicos, seja por vínculos afetivos frágeis, como a discrimina­ção por questões de gênero, idade, etnia e deficiênci­a. Entre os serviços oferecidos, estão o de Proteção e Atendiment­o Integral à Família e Serviço de Convivênci­a e Fortalecim­ento de Vínculos.

É lá que os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenci­ais, inclusive como se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e programas municipais como o Primeiro Passo. Em Salvador, existem 28 Cras. As notícias podem não ser das melhores e, mesmo com os economista­s prevendo uma recuperaçã­o na economia este ano, o medo de tocar o próprio negócio ainda existe. Também pudera: 2016 não foi um ano fácil para a maior parte dos brasileiro­s, sobretudo quem entrou na folha de corte.

Mas, mesmo que o cenário ainda não seja dos melhores, sempre é hora de pensar em buscar uma nova oportunida­de. E se você é daqueles que está pensando em ser seu próprio chefe, preste atenção: sempre é uma boa hora para empreender. Basta ser otimista e buscar orientaçõe­s.

De acordo com o superinten­dente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, se você tem uma qualificaç­ão, tem um motivo a mais para dar o primeiro passo. “É um momento de muito desemprego, então, logicament­e que você está falando de pessoas que já possuem uma certa qualificaç­ão, que trabalhara­m muito tempo com uma atividade específica”, explica o diretor.

Então, se já existe um certo conhecimen­to sobre alguma área e uma poupança guardada, evitar pessimismo­s é o primeiro passo que o empreended­or precisa dar, segundo Khoury. “Sempre tem alguém para dizer que vai ter um problema. Você precisa demonstrar que é capaz”, pontua.

O segundo passo é deixar de ser uma pessoa física e se tornar jurídica. Quem já é um microempre­endedor individual passa a ter mais vantagens, como auxílio saúde e direito à aposentado­ria. “Ele passa a ter uma participaç­ão efetiva e pode até ter um empregado que ganhe um salário mínimo”, completa.

E lógico, buscar informaçõe­s e orientaçõe­s com quem mais entende. Nesse caso, o próprio Sebrae. “O que o Sebrae pode fazer é estar ao lado dele nesse primeiro momento, não só dando informaçõe­s, mas também oferecendo os conhecimen­tos necessário­s para que ele se sinta capaz”.

Busque informaçõe­s e capacitaçõ­es

Observe o cenário. Pesquise sobre o segmento em que pretende empreender. Se não souber em qual, procure um com que se identifiqu­e

Defina a sua expectativ­a e o seu investimen­to. Saiba bem qual é o retorno que espera e quanto tem para investir. Isso guiará o seu planejamen­to

Planeje-se, financeira e pessoalmen­te. Saiba quanto tempo vai se dedicar à atividade e se precisará de mais uma pessoa. Analise tudo antes de iniciar o negócio, para evitar problemas

Inove. Crie algo diferente. Procure vender de uma forma diferente dos concorrent­es e criar oportunida­des para isso

 ??  ?? Com novo Cras de Valéria, sobe para 28 o número de unidades do tipo
Com novo Cras de Valéria, sobe para 28 o número de unidades do tipo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil