Correio da Bahia

Masterchef na praça

- RAFAELA FLEUR

Cerca de 100 pessoas passaram pela Praça Caramuru (antigo Mercado do Peixe), no Rio Vermelho, para a segunda edição do Cozinha Show, na tarde de ontem. O evento, que acontece até amanhã, tem aulas gratuitas de culinária ministrada­s por chefs da cidade e faz parte da 5ª edição do Festival da Primavera. No fim da receita, ainda dá pra petiscar.

Com curadoria da chef Leka Hattori, o evento gastronômi­co deste ano foi dividido por temas. Nesse primeiro dia, que contou com a participaç­ão dos chefs Théo Tapioca (Teco Food Fusion), Arthur Barbosa (RV Lounge), Fábio Souza (Foodbike Senhor Gourmet) e a especialis­ta em charcutari­a Bruna Moreira, o tópico escolhido foi Embutidos da Cidade. “Com a divisão, pudemos ter uma visão mais ampla e ao mesmo tempo focada em Salvador”, justifica Leka.

Trazendo sanduíche de salsicha alemã grelhada com salada de agrião, repolho refogado e molho de mostarda com maçã, Théo foi o primeiro a se apresentar. “É uma receita simples, mas que tem grande carga de misturas. Quero tirar essa ideia que muitos têm de que certas coisas não combinam”diz o chef.

Para a estudante Liz Brasileiro, 20, conhecer coisas novas é essencial. “No Cozinha Show as pessoas podem aprender coisas diferentes de quem tem muito para ensinar”, afirma a jovem, que foi ao evento pela primeira vez.

Para Isaac Edington, presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), o evento possibilit­a a aproximaçã­o da cidade com a culinária. “É uma oportunida­de de contato direto com os chefs, grátis. Qualquer pessoa pode vir. Salvador tem uma cultura gastronômi­ca muito forte e valorizar essa atividade é essencial”, diz Isaac.

Bruna, segunda chef a se apresentar, ensinou a preparar uma linguiça de bode. “No interior, nós consumimos muito. Aqui ainda é visto com estranheza”, explicou Bruna. “A Bahia é grande, temos muito para explorar”, completa. Em seguida, Arthur apresentou a linguiça defumada de Maragojipe com carnes de fumeiro, do sol, feijão e farofa. Já Fábio mostrou o passo a passo de uma tapioca recheada com carne de fumeiro, queijo coalho e cebola carameliza­da.

Hoje, o destaque será para as frutas e o reaproveit­amento. Para Leka, que vai ministrar uma aula, é um dos momentos mais importante­s do Festival. “A gente está jogando muita coisa fora, eu quero que os meus colegas se atentem para esse fato”, observa. Sábado,

23, é o último dia do Cozinha Show. Além do tema Pimentas da Cidade, uma das aulas será dedicada apenas às crianças. Além de gastronomi­a, o Festival vai reunir, até domingo, cerca de 100 apresentaç­ões de música, dança, teatro e arte, além de eventos esportivos.

Táxi Os usuários terão, também, cinco pontos de táxis nas redondezas da festa. No total, serão 28 vagas distribuíd­as entre os seguintes locais: Largo da Mariquita, Largo de Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e perto do Bompreço que fica na Rua Oswaldo Cruz.

Organizaçã­o A Superinten­dência de Trânsito e Transporte (Transalvad­or) não fará bloqueio de trânsito nas localidade­s que receberão eventos do Festival da Primavera, mas fará o controle de tráfego e monitorame­nto, a fim de facilitar a travessia de pedestres e evitar acidentes. O órgão também irá coibir infrações que prejudique­m a fluidez do trânsito, a exemplo do estacionam­ento irregular.

 ??  ?? A chef Bruna Moreira: charcutari­a
A chef Bruna Moreira: charcutari­a
 ??  ?? Leka Hattori: desperdíci­o não
Leka Hattori: desperdíci­o não

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil