Correio da Bahia

Dia de competição e festa no mar

-

FESTA ESPALHADA

A chuva também tentou atrapalhar a festa na Cidade Baixa, mas, como ninguém era feito de açúcar, ninguém se negou a curtir mais duas das principais atrações da noite de ontem, terceiro dia de festival. A brincadeir­a na Praça Dodô e Osmar, na Ribeira, começou por volta das 19h, com a banda Duas Medidas, comandada por Lincoln Sena, que levou uma mistura de ritmos como o reggaeton, o funk e a música eletrônica.

Um pouco mais tarde, às 21h, foi a vez do axé dos irmãos Rafa e Pipo Marques, animados em se apresentar no bairro. “A Ribeira tem uma energia especial e já estamos ansiosos com a possibilid­ade de fazermos a festa por lá”, disseram os irmãos, antes da apresentaç­ão no local que leva o nome dos inventores do trio elétrico.

CELEBRAÇÃO CULTURAL

A programaçã­o cultural também foi extensa. A começar pela Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, no Rio Vermelho, que recebeu durante todo o dia a 5ª Edição Primavera das Letras, com música, teatro, contação de história, bate-papo, sarau e brincadeir­as para a criançada.

No Centro Histórico, já à noite, o Espaço Cultural da Barroquinh­a recebeu o Festival Sonora - Ciclo Internacio­nal de Compositor­as, enquanto o Teatro Gregório de Mattos apresentou a peça Desviante, com preços populares. Desde cedo, sob chuva, em pleno Festival da Primavera, a galera que gosta do mar se jogou nas águas da Baía de Todos os Santos, no Porto da Barra, para participar do Aloha Spirit Festival, o maior festival de esportes aquáticos da América Latina.

Com atletas das mais variadas idades, competiçõe­s de natação, maratonas aquáticas, stand up paddle, canoagem e triathlon water man (remo, natação e corrida) aconteciam em sequência, quase sem parar. À tarde, com o sol dando o ar da graça, as canoas havaianas chamaram a atenção do público no Porto. Entre os grupos que se destacaram no circuito de 11 km, a equipe paulista Suporte, formada por seis mulheres acima de 40 anos. Elas, que treinam na represa Guarapiran­ga e sequer conheciam nossa baía, foram campeãs na categoria máster

OC6.

“Olha, o mar da baía é pesado, viu. Foi Iemanjá que ajudou a gente”, disse Daniela Paiva, 40 anos, uma das remadoras. A etapa de Salvador fecha a série de três eventos anuais do Aloha Spirit Festival. As outras etapas foram realizadas em Ilha Bela (SP) e Cabo Frio (RJ). Mas, hoje, entre 7h e 17h, tem mais Aloha no Porto da Barra.

Enquanto o sol tentava se firmar no Porto, o campeão mundial de surfe profission­al Adriano de Souza, o Mineirinho, brilhava (mesmo sem entrar na água) no primeiro campeonato em que o troféu leva seu nome. A Copa de Surf Salvador: Futuros Campeões acontece na praia de Stella Maris.

Disputas em quatro categorias – sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16 – puderam ser vistas ontem e seguem hoje sob olhares de Mineirinho. “É uma honra muito grande iniciar este projeto numa cidade que transpira surfe. Estarei acompanhan­do cada manobra da areia”, garante Mineirinho.

7h às 17h Ruas de Lazer

9h às 17h Minicircui­to Inflável 8h Passeio Cicloturís­tico da Primavera

A partir das 10h Feira das Artes na Primavera 17h Festival Sonora - Ciclo Internacio­nal de Compositor­as 7h às 11h Cama Elástica / Pula Pula / Moto Elétrica / Recreação Infantil

9h às 17h Minicircui­to de Bike Infantil

10h às 17h Quick Massage

11h às 12h Aula de Dança e Ginástica para todos

11h às 17h Feira Coreto Hype

11h às 17h Feira de Artes e Talentos

13h às 17h Picknic com DJs Charles Carvalho, Kairo San, Oliver Jack, Santz e convidados 14h Show de Faustão e Os Mongas

16h Quabales

 ??  ?? Meninos da Kurumí Gamboa carregam embarcação após exibição no Porto da Barra; sol também apareceu
Meninos da Kurumí Gamboa carregam embarcação após exibição no Porto da Barra; sol também apareceu
 ??  ?? Campeão mundial de surfe, Mineirinho (centro) posa para foto com fãs
Campeão mundial de surfe, Mineirinho (centro) posa para foto com fãs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil