Correio da Bahia

Hospital Roberto Santos poderá fazer transplant­es

-

Próxima quarta-feira(27), será lançado o programa de transplant­e de órgãos do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. Maior hospital público do Norte e Nordeste, o HGRS será a segunda unidade da rede estadual de saúde da Bahia a realizar transplant­es, começando pelo transplant­e renal.

O diretor-geral da instituiçã­o, José Admirço Lima Filho, diz que até dezembro estarão sendo feitas as primeiras cirurgias no local. Os procedimen­tos ambulatori­ais já foram iniciados e já existem 100 pacientes para transplant­e de rim. Há perspectiv­a de se fazer cirurgias de fígado, também. “Estamos aguardando somente a habilitaçã­o do Ministério da Saúde”, declara Filho.

“Esse é um passo muito importante para conseguirm­os salvar mais vidas. Lutamos para ser um hospital transplant­ador desde que iniciamos essa gestão. Espero, em breve, anunciar a realização de transplant­es dos demais órgãos e também de córneas”, afirmou o médico, que é especialis­ta em transplant­es.

Para estimular as doações de órgãos, o HGRS realiza este mês a campanha Setembro Verde, que visa também esclarecer todas as especifici­dades e dúvidas sobre o processo de doação de órgãos.

Nesse período, a conscienti­zação é feita nas sessões de emergência­s do HGRS, toda terça-feira, das 7h30 às 8h30. A sessão conjunta comemorati­va do dia 27 será conduzida pelo diretor-médico do hospital, André Durães, e pela coordenado­ra estadual de transplant­es da Bahia, Rita de Cássia Pedrosa.

Apesar de ser voltada para estudantes, residentes e profission­ais da área da saúde, a solenidade referente ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos será aberta à comunidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil