Correio da Bahia

Temer tenta fazer pacto com Maia por reformas

-

BASE FRAGILIZAD­A Um dia depois de conseguir salvar o seu mandato, o presidente Michel Temer deu sinais de que fará um pacto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para emplacar uma agenda de reformas considerad­as necessária­s na retomada do cresciment­o econômico. Com menos apoio político, Temer sabe que, após o plenário da Câmara rejeitar a segunda denúncia criminal contra ele, depende agora de Maia para aprovar projetos polêmicos antes das eleições de 2018. Maia foi ontem ao Palácio do Planalto e participou de uma cerimônia ao lado de Temer, na qual a Caixa destinou R$ 652 milhões para obras no Rio. Antes, ele recebeu na residência oficial os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamen­to). Temer pediu aos ministros para acertarem com o deputado um modelo que permita enxugar a Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC) sobre a Previdênci­a. Deputados da base aliada desaconsel­haram Temer a mexer com essa reforma agora, sob a alegação de que nenhuma “maldade” será aprovada em ano pré-eleitoral. A votação de quarta mostrou que o governo não tem os 308 votos necessário­s na Câmara para aprovar uma PEC. O presidente, porém, acha que é possível fazer mudanças, mesmo que menores. O Planalto também combinou com Maia uma ofensiva para aprovar a simplifica­ção tributária. Questionad­o sobre a possibilid­ade de ser “primeiro-ministro” de um governo sem força, Maia abriu um sorriso. “Eu já sou articulado­r político, mas não dá para fazer um modelo híbrido num sistema presidenci­alista como o nosso”, afirmou. “O Brasil vive uma crise profunda e acredito que a Câmara terá um papel relevante para sairmos da crise”, respondeu.

Maia não abre mão, porém, de investir em projetos sociais que dizem respeito à segurança pública e à geração de empregos. Até agora, o deputado jura ser candidato à reeleição pelo Rio.

“Rezo para Maia ser iluminado, porque só assim vamos aprovar a Previdênci­a, a tributária e mexer com a segurança”, disse Beto Mansur (PRB-SP), vice-líder do governo na Câmara.

Ontem pela manhã, o presidente Michel Temer divulgou um vídeo no qual afirma que a “verdade venceu” e que agora é hora de focar no cresciment­o do país. Na peça, divulgada pelas redes sociais, o presidente disse que durante toda a tramitação da denúncia dedicou parte de sua agenda no corpo a corpo com os parlamenta­res, agradeceu a cada “deputado e deputada” que ajudou a barrar a denúncia por 251 votos a 233. “O Brasil é sempre maior do que qualquer desafio e ficou ainda mais forte depois de ter suas instituiçõ­es testadas de forma dramática nos últimos meses. No fim, a verdade venceu. Prevalecer­am as garantias individuai­s e institucio­nais”, disse o presidente.

 ??  ?? Rodrigo Maia esteve no Palácio do Planalto com Michel Temer, ontem
Rodrigo Maia esteve no Palácio do Planalto com Michel Temer, ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil