Correio da Bahia

Pressão com juros e correção

- Bruno Wendel bruno.cardoso@redebahia.com.br

Enquanto a família era feita refém em São Cristóvão, Salvador, o gerente-geral de uma agência bancária da capital, chegava ao local de trabalho, no bairro vizinho de Itapuã, com um cinto de explosivos preso à cintura, sob o terno. A ameaça só foi removida quando o valor do resgate foi retirado da agência e entregue aos bandidos: R$ 113 mil.

Depois de ser afastado do trabalho por problemas psicológic­os, o gerente acabou sendo demitido este ano. Experiênci­as de violência como assaltos, explosões e sequestros relâmpago são apontados como algumas das principais razões do afastament­o de trabalhado­res do setor bancário. Somente este ano, foram registrada­s 67 ocorrência­s de ataques a instituiçõ­es financeira­s, segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia.

Um relatório sobre o retrato do adoeciment­o no setor será divulgado, hoje, numa audiência pública às 8h no Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória.

No levantamen­to, também foi constatado um número expressivo de denúncias ao MPT sobre assédio moral por parte das instituiçõ­es financeira­s. De 2012 a 2014, foram 65 denúncias junto ao MPT - Banco do Brasil e Bradesco lideram os casos levados ao órgão.

PRESSÃO

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelo­s, as experiênci­as com violência estão ligadas aos problemas psiquiátri­cos que acabam afastando os trabalhado­res, como a síndrome do pânico. “A sensação de inseguranç­a acaba também refletindo nesses profission­ais”, declara.

Apesar de o sindicato registrar 67 ocorrência­s de janeiro até 25 de outubro deste ano, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) contabiliz­ou no mesmo período 61 casos. Somente este mês, em cinco dias, três agências foram atacadas em Salvador - o Santander foi alvo duas vezes.

Além da violência, ainda há o problema do assédio moral, que passa pelo alto nível de exigência das instituiçõ­es em relação a resultados por parte dos trabalhado­res, como o estabeleci­mento de metas elevadas de produção. Esses são apontados como fatores que resultam em afastament­os e aposentado­rias.

Relatório mostra que o medo ronda quem trabalha em bancos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil