Correio da Bahia

Afro de cara nova

- MIDIÃ NOELLE

As mudanças de local e tema deste ano do Afro Fashion

Day (AFD), projeto do CORREIO para celebrar o Dia da Consciênci­a Negra, trarão novidades como exposição de moda, loja coletiva, bate-papos e manifestaç­ões culturais. O AFD tem como tema os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo e terra) e acontecerá no Porto Salvador (Avenida da França, 393), no Comércio, dia 18 de novembro, das 10h às 20h.

O projeto arquitetôn­ico é assinado por Giuseppe Mazone (GMF Arquitetos), responsáve­l pela estrutura do evento desde a primeira edição, em 2015: “A gente está explorando o terminal marítimo. Temos a generosida­de da vista externa para o mar. Criamos uma passarela em ‘L’, com adaptação de infraestru­tura para camarins e escadas de circulação dos modelos. Tra- balhamos com materiais reciclados e com leds”.

“O uso dos leds vai retratar os conteúdos com mais nitidez e realidade. Usaremos triângulos no palco, que representa­m as formas primitivas dos quatro elementos”, conta Giuseppe, que trabalha há 35 anos na área e assina os projetos de outros eventos de grande porte, como o Festival de Verão.

Ainda segundo ele, a divisão do espaço foi pensada para que, na entrada, o público seja recebido com uma exposição de fotos idealizada por Paula Magalhães, editora do BAZAR, e Leo Amaral, produtor de moda do caderno. No primeiro andar haverá a loja, onde as 40 marcas participan­tes vão expor. No nível superior, as pessoas poderão apreciar o desfile e conferir as oficinas. “Eu gosto muito da coisa do abrigo. Ano ano passado foi muito bonito na Cruz Caída, mas era uma área descoberta. O terminal dá mais conforto, tranquilid­ade e elementos modernos e fortes”, ressalta o arquiteto.

Segundo o designer Rodrigo Cavalcanti, a identidade visual do Afro Fashion

Day focada no triângulo sempre existiu, porém, agora, foi adaptada aos quatro elementos e, sobretudo, às conexões com as pessoas. “Tentamos trazer nas referência­s essa questão da alma, do olhar o interior”, revela. Ele conta ainda que a coloração das estruturas foi pensada dentro da paleta da Pantone para 2018. “Como é um evento de moda, precisamos apresentar as cores que serão tendências. Escolhemos as tonalidade­s Cherry Tomato, Arcadia, Blooming Dhalia e Meadowlark”.

O AFD 2017 terá cerca de 90 pessoas na passarela, entre modelos profission­ais e não-agenciados escolhidos em seletivas de bairros. A entrada é 1 kg de alimento não-perecível, para doação ao Mesa Brasil Sesc. O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO, com apoio institucio­nal da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.

 ??  ?? Além de desfile, a estrutura do AFD terá exposição, loja coletiva, bate-papos e manifestaç­ões culturais
Além de desfile, a estrutura do AFD terá exposição, loja coletiva, bate-papos e manifestaç­ões culturais
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil