Correio da Bahia

Deu resultado

- Bruno Queiroz bruno.queiroz@redebahia.com.br

A empolgação e confiança dos tricolores na busca por uma vaga na Libertador­es de 2018 passam por um nome: Paulo Cézar Carpegiani. Ainda que o comandante divida os méritos com jogadores como Edigar Junio e Mendoza, entre outros, não há como desconside­rar que a chegada dele foi um marco na série de resultados positivos que o Bahia emplacou no Brasileirã­o.

As atuações têm sido convincent­es e os números mais ainda. Sob o comando de Carpegiani, o Bahia tem um aproveitam­ento de líder no campeonato. Foram 14 pontos somados dos 21 disputados, distribuíd­os em quatro triunfos, dois empates e apenas uma derrota. Os 66,6% de aproveitam­ento superam sutilmente o do Corinthian­s ao longo das 33 rodadas, que é de 65,7%.

A ressalva é que chegando até o final da Série A como treinador do time, o que deve acontecer, Carpegiani terá comandado o tricolor em apenas 12 jogos, o que não correspond­e a sequer um terço do campeonato. Se mantiver a média, o tricolor conquistar­á mais 10 pontos nos próximos cinco jogos restantes e terminará a competição com 55. Pontuação superior à média do oitavo colocado na era dos pontos corridos desde 2006 (quando o Campeonato Brasileiro passou a ter 20 clubes), que é de 54,81 pontos.

Para que a zona de classifica­ção para a Libertador­es se estenda a pelo menos oito equipes, Grêmio ou Flamengo teria que ser campeão da Libertador­es ou da Sul-Americana, respectiva­mente. No caso dos dois alcançarem os títulos, o nono colocado também herdará uma vaga na maior competição da América do Sul.

O Bahia está com 45 pontos, cinco a menos que o Flamengo, em sétimo. O rubro-negro carioca ainda tem pela frente Palmeiras (fora), Coritiba (fora), Corinthian­s (casa), Santos (casa) e Vitória (fora).

SIMPLICIDA­DE

No desembarqu­e da delegação em Salvador, ontem, o zagueiro Tiago concedeu entrevista coletiva e falou sobre a importânci­a de Carpegiani para o momento que a equipe está vivendo dentro da Série A.

“Acho que a palavra que resume (o trabalho do treinador) é simplicida­de. Ele trouxe uma simplicida­de que deu certo na equipe. A equipe se encaixou como já tínhamos visto em outras partes do campeonato, mas agora foi muito bom (...). O fundamenta­l nesse momento é a equipe continuar fazendo o que está fazendo, mantendo os pés no chão”, ressaltou o capitão tricolor.

Com Carpegiani, Esquadrão tem aproveitam­ento de líder na Série A

 ??  ?? Com Carpegiani no comando, tricolor tem aproveitam­ento de líder
Com Carpegiani no comando, tricolor tem aproveitam­ento de líder

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil