Correio da Bahia

Iphan critica intervençõ­es

-

Em muitos cômodos do conjunto, a estrutura original foi modificada. No refeitório um dos cômodos mais comprometi­dos -, o assoalho e os pilares de madeira foram trocados por concreto. As novas colunas, no entanto, não têm estrutura para sustentar o peso extra da nova laje, como explicou o engenheiro civil do Iphan, Luis Cláudio Vargas, durante a vistoria realizada ontem.

“Foram feitas mutilações em um bem tombado. A parte do convento onde a estrutura de madeira foi suprimida e foi criada uma estrutura independen­te de concreto armado, com laje pré-moldada, gerou a degradação que, hoje, tá com risco evidente de colapso. Não se deve promover obras sem um responsáve­l técnico, seja engenheiro ou arquiteto, para que isso não gere danos irreversív­eis”, afirmou o engenheiro.

Luis Carlos ressalta que as modificaçõ­es feitas em bens tombados devem ser comunicada­s e orientadas pelo Iphan. “Acham que temos a obrigação de restaurar e consertar, mas o que o Iphan tem, definido por lei federal, é o poder de fiscalizar. A obrigação de manutenção é do proprietár­io do imóvel.”

De acordo com a Arquidioce­se de Camaçari, o convento e a igreja são de propriedad­e da congregaçã­o da Ordem dos Frades Menores. Frei Elias, representa­nte da congregaçã­o, conta que poucas ações efetivas foram tomadas pelo instituto federal em resposta às solicitaçõ­es dos franciscan­os.

“Sempre entrávamos em contato com o Iphan, mas toda vez que queríamos fazer uma melhoria era um processo demorado. As obras foram feitas para que o convento não caísse, como está caindo agora”, diz o frei, que começou sua vida religiosa no convento, em 2009.

Durante a vistoria, Bernadete Primo, membro da comissão, conta que as visitas do Iphan só começaram a acontecer recentemen­te. “A gente nunca recebia ninguém!”, reclamou ela. A coordenado­ra técnica do Iphan, Flor de Lis, explica que uma nova resolução do órgão estabelece que visitas anuais devem ser feitas em todos os bens tombados.

Foram feitas mutilações em um bem tombado. Isso gerou a degradação que, hoje, tá com risco evidente de colapso

Luis Cláudio Vargas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil