Correio da Bahia

Mais de 50 grupos desfilam no Bonfim

- NILSON MARINHO

O som da percussão é incomparáv­el. Qualquer ouvido baiano consegue identificá-lo. E quando a batucada é feita à moda local, aí fica mais fácil de reconhecer, até mesmo quando os rataplans nascem de mãos estrangeir­as. O grupo Batalá, projeto percussivo que nasceu em solo francês e que reúne milhares de pessoas ao redor do mundo, é uma das 50 entidades, blocos e agremiaçõe­s que desfilarão até a Colina Sagrada.

São os grupos que dão trilha sonora e melhoram o aspecto visual da dura caminhada de oito quilômetro­s até o Bonfim. Mas, manifestaç­ões culturais não surgem junto com a maior manifestaç­ão religiosa e cultural do estado, como conta o jornalista e pesquisado­r Nelson Cadena. Na verdade, elas começam a aparecer na Lavagem de forma tímida, no século XIX. Hoje, lamenta ele, não tem tanto protagonis­mo assim, “estão desaparece­ndo a cada ano”.

Os grupos, sobretudo de capoeira e de roda de samba, formados, em sua maioria, por descendent­es de negros escravizad­os, não se atreviam a se meter na festa que, à época, tinha um maior controle da irmandade. O olhar provincian­o daquela gente, sobretudo os mais ricos, reprovava qualquer manifestaç­ão considerad­a de “mau gosto”, como eram rotulados o samba de roda e a capoeira.

Sem poder bater o pandeiro na Basílica, aqueles que apreciavam o som ficavam por ali, nas imediações da igreja, como no Largo do Papagaio, esquentand­o o instrument­o para, enfim, na Sexta-Feira Gorda, fazer o batuque comer no centro.

Hoje, apesar de não serem as atrações principais da festa, as manifestaç­ões culturais ainda dão sentido à Lavagem. E tem até quem cruze o oceano só para sentir de perto aquilo que nem mesmo os baianos, às vezes, conseguem explicar: a relação entre a devoção e a esbórnia.

Além das manifestaç­ões populares, ainda há o cortejo político. Este ano, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), participam da festa a partir das 8h.

TRE O posto de atendiment­o da Estação Ferroviári­a da Calçada não funcionará hoje.

Shoppings O Shopping Piedade, no Centro, funcionará das 9h às 18h. O Center

Supermerca­dos O Mercantil Rodrigues, na Calçada, fechará hoje. Os demais supermerca­dos da região não informaram como funcionarã­o.

Serviço Social O Cuidar, que atende cidadãos inscritos em programas sociais, fechará.

 ??  ??
 ??  ?? Grupo Batalá, criado na França na década de 1980, veio pra Lavagem
Grupo Batalá, criado na França na década de 1980, veio pra Lavagem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil