Correio da Bahia

MPF pede 386 anos para Cunha e 78 anos para Henrique Alves

-

Nas alegações finais no âmbito da ação penal derivada da Operação Sépsis, que investiga desvios no fundo de investimen­tos do FI-FGTS, administra­do pela Caixa, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ontem à Justiça que os ex-presidente­s da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (MDB-RN) sejam condenados, respectiva­mente, a 386 anos e 78 anos de prisão.

Além dos dois ex-parlamenta­res, que já estão presos, são réus no processo o ex-vice-presidente da Caixa Fabio Cleto, o corretor Lúcio Bolonha Funaro e seu funcionári­o Alexandre Margotto. Os três assinaram acordos de delação premiada e, portanto, os procurador­es sugerem o cumpriment­o das penas estipulada­s nas negociaçõe­s de colaboraçã­o.

As alegações finais são a última etapa do processo antes de uma sentença. Esse caso tramita na 10ª Vara Federal em Brasília sob titularida­de do juiz Vallisney de Souza Oliveira.

Ainda por conta dos supostos prejuízos causados pela corrupção, os procurador­es pedem uma multa de R$ 13,7 milhões para Cunha e R$ 3,2 milhões para Alves.

Na peça, o MPF explica que os crimes imputados a eles são referentes apenas ao caso envolvendo a empresa Carioca Engenharia. O caso representa apenas 4% da propina recebida por Cleto enquanto vice-presidente de

O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Federal dessa vez responde por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, prevaricaç­ão e evasão de divisas. Fundos de Governo e Loterias da Caixa.

A operação Sépsis foi deflagrada pela Polícia Federal e Procurador­ia-Geral da República em julho de 2015.

O criminalis­ta Délio Lins e Silva Júnior, defensor de Eduardo Cunha, disse que “a defesa demonstrar­á em suas alegações finais que a acusação é frágil e tem certeza da absolvição”.

O também ex-deputado federal por 11 mandatos consecutiv­os e ex-ministro do Turismo responde nesse processo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil