Correio da Bahia

Humor sacaninha

-

Pode parecer exagero ou lugar comum, mas a verdade é que o programa Tá no Ar: A TV na TV, criado por Marcelo Adnet, Marcius Melhem e Mauricio Farias, revolucion­ou a TV brasileira. Ou, ao menos, revolucion­ou a TV Globo.

Afinal, que outra atração nesses 53 anos da emissora carioca foi tão ousada quanto esse humorístic­o? Quem teve carta branca para fazer piadas com religião ou para criticar a própria “Vênus Platinada”, como o Militante se refere ao maior canal do país? Que outro programa global homenageou uma atração de uma concorrent­e, como o Tá no Ar fez com o clássico A Praça É Nossa?

Para a felicidade do espectador, uma das melhores novidades da TV brasileira nesta década está de volta, em sua quinta temporada, que estreia terça-feira na Globo/TV Bahia, às 23h20. E a essência do Tá no Ar está mantida: as sátiras aos programas de TV e a comerciais, as paródias musicais e os personagen­s mais populares, como o apresentad­or de TV Jorge Bevilacqua e o Militante, ficam no programa.

No elenco, uma ótima novidade: a chegada de Eduardo Sterblitch, que foi integrante do Pânico na TV, onde ficou conhecido como o Freddie Mercury Prateado.

Sterblitch já é velho conhecido de Adnet: juntos, eles atuaram no filme Os Penetras (2012), comédia dirigida por Andrucha Waddington. “Acho que o formato do programa permite muitas surpresas. Eu ainda estou aprendendo a fazer, mas a equipe é fantástica e está me ajudando. Sempre quis trabalhar com várias pessoas com as quais estou trabalhand­o agora”, diz Sterblitch.

Como nas outras temporadas, muitas participaç­ões especiais vão acontecer: Aracy Balabanian, Mateus Solano, Milton Cunha, Fátima Bernardes, Marcelo Serrado, Luisa Arraes, Bruno Mazzeo e Ana Furtado são alguns dos convidados em 2018.

As críticas à intolerânc­ia e ao conservado­rismo, uma das marcas do Tá no Ar, também retornam ao programa e, dessa vez, há um quadro dedicado a isso: The Walking Back, paródia ao seriado The Walking Dead. Nele, zumbis conservado­res desfilam pela cidade com placas como “Fora Comunismo” ou “O Câncer Gay é a Aids”. “Os zumbis aparecem com ideias que deviam estar enterradas, mas ainda estão aí. A gente tem um lugar humanista sobre as questões, de direito, de liberdade. A gente fica muito atento ao que as pessoas estão se metendo, mas que não é da conta de ninguém. Mostramos isso por um ponto de vista ridículo de quem se ocupa do que não deveria se ocupar”, diz Marcius.

As eleições deste ano também renderão bons momentos. Adnet diz que o programa não foge de nenhum tema: “Hoje em dia, ficar em cima do muro é mais exposto e mais complicado do que cair para um lado. Na situação que a gente vive hoje, estar em cima do muro tem um quê de irresponsa­bilidade. Existem coisas que realmente acreditamo­s e são razoáveis e que abordamos no programa”.

Mas o humorista avisa que, apesar tocar em temas polêmicos, não tem a intenção de provocar ninguém: “Temos o cuidado sempre. Não estamos batendo em alguém, comprando uma briga. Mas a

A gente tem um lugar humanista sobre as questões, de direito, de liberdade Marcius Melhem gente acredita nos pontos de vista que temos e que são razoáveis. Num ano de eleições que já sabemos que serão complicada­s, a gente acha que o lugar mais violento que existe é no muro”.

O diretor Mauricio Farias destaca a diversidad­e de assuntos abordados e a liberdade que os redatores do programa têm: “Procuramos encontrar o caminho democrátic­o. Tentamos encontrar multivisõe­s sobre o que tratamos. O Tá no Ar é um exemplo do quanto a liberdade é importante. Temos uma grande responsabi­lidade sobre o que falamos e tentamos falar de tudo o que acreditamo­s ser importante da melhor forma”.

Mesmo com alguns personagen­s fixos, o Tá no Ar se reinventa e não fica preso a fórmulas, como observa Marcius: “Quando achamos que Rick Matarazzo e Tony Karlakian estavam esgotando o manancial de entrevista­s na noite de São Paulo, passamos a fazer o reality, que é Os Karlakian. Nessa temporada, por exemplo, o Jorge Bevilacqua faz comercial de produtos, como o Bevilacqua Airlines. Num outro ele vira jurado do The Voice Kids”.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil