Correio da Bahia

Para os EUA, ‘Rússia é responsáve­l’

-

A Rússia “é responsáve­l” pelo envenename­nto de um ex-espião russo no Reino Unido, afirmou ontem a embaixador­a dos Estados Unidos, Nikki Haley, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU convocada por Londres.

“Os Estados Unidos acreditam que a Rússia é responsáve­l pelo ataque a duas pessoas no Reino Unido, utilizando um gás nervoso de grau militar”, disse a diplomata, que é a primeira funcionári­a americana a acusar Moscou.

Em 4 de março, o ex-espião Serguei Skripal, de 66 anos, e seu filha Yulia, de 33, foram envenenado­s com gás nervoso na cidade de Salisbury. Ambos estão em estado crítico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou a Rússia a dar respostas, mas não sugeriu que Moscou tivesse envolvimen­to com a tentativa de assassinat­o. Pelo Twitter, ele chegou a dizer: “parece coisa da Rússia”.

“Assim que formos informados sobre os fatos, se concordarm­os com eles, condenarem­os a Rússia ou quem quer que seja”, declarou o presidente americano, de acordo com a Reuters, no dia anterior.

Assim como os Estados Unidos, o embaixador da França, François Delattre, expressou durante a reunião o "apoio pleno" e "completa solidaried­ade da França" com o Reino Unido, embora não tenha apontado Moscou diretament­e.

O embaixador da Rússia repetiu na reunião que Moscou não está envolvida e sugeriu que o ataque foi uma provocação para tentar arranhar a imagem de seu país perto da realização da Copa do Mundo no país e em meio ao processo eleitoral para a escolha do novo presidente.

“A Rússia não teve nada a ver com este incidente”, disse Vassily Nebenzia. “Não temos nada a temer, nada a esconder”, acrescento­u.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil