Or­ça­men­to te­rá ape­nas as con­ces­sões já re­a­li­za­das

Correio da Bahia - - Mais -

O mi­nis­tro da Fa­zen­da, Edu­ar­do Gu­ar­dia, afir­mou on­tem que o Pro­je­to de Lei de Di­re­tri­zes Or­ça­men­tá­ri­as (PL­DO) de 2019 con­si­de­ra nas re­cei­tas de con­ces­sões ape­nas os pa­ga­men­tos de lei­lões já re­a­li­za­dos. O pro­je­to apre­sen­ta­do on­tem in­cluiu ape­nas R$ 3,5 bi­lhões em re­cei­tas de con­ces­sões.

“Op­ta­mos por ser con­ser­va­do­res nas pre­vi­sões com re­cei­tas de con­ces­sões. Exis­te po­ten­ci­al pa­ra que as re­cei­tas de con­ces­sões se­jam mai­o­res em 2019, 2020 e 2021”, afir­mou o mi­nis­tro.

Ele lem­brou que o re­sul­ta­do da 15ª ro­da­da de lei­lões de pe­tró­leo no mês pas­sa­do ren­deu R$ 7,5 bi­lhões a mais do que pro­je­ta­va o go­ver­no. “As re­cei­tas adi­ci­o­nais de con­ces­sões nos pró­xi­mos anos le­va­rão a uma me­lho­ria do re­sul­ta­do pri­má­rio pro­je­ta­do”, com­ple­tou.

O mi­nis­tro da Fa­zen­da afir­mou tam­bém que a ma­nu­ten­ção da previsão de cres­ci­men­to do PIB em 3% nes­te e no pró­xi­mo ano foi de­ci­di­da com ba­se em mo­de­los “que cap­tu­ram mo­vi­men­to de re­cu­pe­ra­ção cí­cli­ca”. “Em 2020 e 2021, o PIB es­tá con­ver­gin­do pa­ra nos­sa vi­são”, ex­pli­cou.

Nes­ses anos, a previsão é que o cres­ci­men­to da eco­no­mia atin­ja 2,4% e 2,3%, res­pec­ti­va­men­te. “A previsão é fei­ta com ba­se na si­tu­a­ção vi­gen­te ho­je. O cres­ci­men­to po­de­rá ser mai­or se o país con­ti­nu­ar o pro­ces­so de re­for­mas”, dis­se Gu­ar­dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.