Pro­gra­ma re­for­ma 181 ca­sas em Mus­su­run­ga

Correio da Bahia - - Mais - Ca­rol Aquino

Do­na Mar­le­ne Bri­to, 64 anos, mo­ra em uma ca­sa de pou­cos cô­mo­dos na co­mu­ni­da­de de Vi­la Ver­de, no bair­ro de Mus­su­run­ga. Há 20 anos re­si­din­do no imó­vel pre­sen­te­a­do pe­lo fi­lho, ela con­vi­via com ra­tos e ba­ra­tas na ca­sa, que não ti­nha re­bo­co.

Tu­do co­me­çou a mu­dar no fim do ano pas­sa­do, quan­do ela sou­be que sua ca­sa se­ria con­tem­pla­da pe­lo pro­gra­ma Mo­rar Me­lhor, da Pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor. “Tô mui­to fe­liz. Is­so aqui foi uma bên­ção de Deus. Ago­ra não tem mais in­se­to”, co­me­mo­ra a ido­sa.

Além do re­bo­co da área in­ter­na e ex­ter­na da ca­sa, ela ga­nhou a pin­tu­ra to­tal da ca­sa on­de vi­ve com qua­tro fi­lhos. Am­bu­lan­te e úni­ca pes­soa a tra­ba­lhar em ca­sa, Mar­le­ne se vi­ra co­mo pode pa­ra ali­men­tar a fa­mí­lia. Quan­do o di­nhei­ro não dá, ela ca­ta res­tos de co­mi­da na fei­ra. Ima­gi­ne jun­tar di­nhei­ro pa­ra fa­zer re­for­ma.

É pa­ra pes­so­as co­mo Mar­le­ne que o Mo­rar Me­lhor foi pen­sa­do. O pro­gra­ma, que re­for­mou 181 ca­sas na Vi­la Ver­de e mais de 14 mil em to­da a ca­pi­tal, faz re­for­mas de até R$ 5 mil em bair­ros on­de há mai­or con­cen­tra­ção de ca­sas sem re­ves­ti­men­to, pes­so­as vi­ven­do abai­xo da li­nha de po­bre­za e mai­or den­si­da­de po­pu­la­ci­o­nal, en­tre ou­tros cri­té­ri­os.

“A gen­te sa­be que mui­tas fa­mí­li­as não têm con­di­ções de eco­no­mi­zar pa­ra fa­zer uma re­for­ma. Quan­tas me pa­ram na rua me pe­din­do aju­da pa­ra con­se­guir um blo­co, uma te­lha?”, con­tou o

Pre­fei­to par­ti­ci­pou da ce­rimô­nia e au­to­ri­zou ainda a cons­tru­ção de uma pra­ça pa­ra a co­mu­ni­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.