Correio da Bahia

Yes, temos bananas!

- Mário Bittencour­t

Os dados, que mostram Bom Jesus da Lapa como a ‘Capital Nacional da Banana’, mostram que, do total de área plantada com banana, 72 mil hectares são da região de sequeiro - fora do Vale do São Francisco - e 16 mil hectares na área irrigada do Vale.

Com a descoberta das novas áreas plantadas, a produção subiu de 1.070.000 toneladas registrada­s em dezembro de 2017 para 1.104.000 toneladas em fevereiro de 2018, após redução para 974.000 toneladas em janeiro deste ano. Cerca de 85% da produção baiana é de banana da prata e nanica.

“O cresciment­o da produção se deve a atualizaçõ­es feitas referentes ao trabalho do censo agropecuár­io que está possibilit­ando identifica­r melhor as áreas de algumas lavouras de fruticultu­ra que eram subestimad­as”, disse o supervisor de Pesquisas Agropecuár­ias do IBGE na Bahia, Augusto Barreto.

As novas plantações de banana na Bahia estão em cidades como Wenceslau Guimarães, Ilhéus, Itacaré e Gandu todas no Sul da Bahia -, dentre outras. “Percebemos o perímetro irrigado um pouco maior e também as culturas consorciad­as de banana e cacau no sul, que representa uma área maior que a estimada pelo IBGE”, falou Barreto.

O aumento na área plantada com banana no Vale do São Francisco, informa o IBGE, foi de 32%: era de 12 mil hectares e passou a 16 mil hectares, e na de sequeiro a estimativa de antes era de 70 mil e foi para 72 mil hectares. Mas, no que se refere à produtivid­ade, ela se manteve praticamen­te constante, segundo o IBGE.

 ??  ?? Tecnologia tem sido aliada de agricultor­es para facilitar o aumento de produção da banana na Bahia
Tecnologia tem sido aliada de agricultor­es para facilitar o aumento de produção da banana na Bahia
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil