Correio da Bahia

Salvador: grupo de estuda avalia gestão

-

Embora Salvador não tenha sido um dos municípios que solicitara­n a transferên­cia da gestão, a prefeitura tem a intenção de fazer isso nos próximos meses, segundo o secretário municipal de Desenvolvi­mento e Urbanismo, Sérgio Guanabara. A pasta chegou, inclusive, a criar um grupo de estudo com a Secretaria Municipal da Casa Civil para definir como será essa gestão.

Para Guanabara, em até seis meses, a transferên­cia deve ter sido concluída. “A gente priorizou outros assuntos, como o Centro de Convenções, o Hub de Tecnologia e o Hospital Municipal, que eram processos que já tínhamos iniciado, para concluir. Agora que eles já deram partida, a gente vai se dedicar a esse assunto”, afirma, referindo-se aos projetos entregues na última semana.

No entanto, ele adianta que a prefeitura não pretende fazer exploração econômica da orla. Ou seja, não deve alugar espaços para eventos privados, por exemplo. Um dos motivos para essa escolha, segundo ele, é o fato de que a cidade teria investido na criação de outros locais próximos à borda marítima, disponívei­s para a realização de eventos, como o próprio Centro de Convenções e o Parque dos Ventos, ambos na Boca do Rio.

“Nosso propósito é que (a orla) seja dedicada à requalific­ação, para que ela se reintegre aos calçadões. O que estamos fazendo hoje é deixar esse cenário para que a população possa contemplar o Oceano Atlântico e a Baía de Todos os Santos”, diz o secretário, que defendeu, ainda, que o município já requalific­ou a costa marítima com as reformas realizadas nos últimos anos.

Mesmo assim, ele explica que a prefeitura passará a ter mais autonomia para eventos na praia, “mas sem prejuízo da sustentabi­lidade” – seria o caso, por exemplo, do Carnaval na Barra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil