Sal­va­dor: gru­po de es­tu­da ava­lia ges­tão

Correio da Bahia - - Mais -

Em­bo­ra Sal­va­dor não te­nha si­do um dos mu­ni­cí­pi­os que so­li­ci­ta­ran a trans­fe­rên­cia da ges­tão, a pre­fei­tu­ra tem a in­ten­ção de fa­zer is­so nos pró­xi­mos me­ses, se­gun­do o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de De­sen­vol­vi­men­to e Ur­ba­nis­mo, Sér­gio Gu­a­na­ba­ra. A pas­ta che­gou, in­clu­si­ve, a cri­ar um gru­po de es­tu­do com a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal da Ca­sa Ci­vil para de­fi­nir co­mo se­rá es­sa ges­tão.

Para Gu­a­na­ba­ra, em até seis me­ses, a trans­fe­rên­cia de­ve ter si­do con­cluí­da. “A gen­te pri­o­ri­zou ou­tros as­sun­tos, co­mo o Cen­tro de Con­ven­ções, o Hub de Tec­no­lo­gia e o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, que eram pro­ces­sos que já tí­nha­mos ini­ci­a­do, para con­cluir. Ago­ra que eles já de­ram par­ti­da, a gen­te vai se de­di­car a es­se as­sun­to”, afir­ma, re­fe­rin­do-se aos pro­je­tos en­tre­gues na úl­ti­ma se­ma­na.

No en­tan­to, ele adi­an­ta que a pre­fei­tu­ra não pre­ten­de fa­zer ex­plo­ra­ção econô­mi­ca da or­la. Ou se­ja, não de­ve alu­gar es­pa­ços para even­tos pri­va­dos, por exem­plo. Um dos mo­ti­vos para es­sa es­co­lha, se­gun­do ele, é o fa­to de que a ci­da­de te­ria in­ves­ti­do na cri­a­ção de ou­tros lo­cais pró­xi­mos à bor­da ma­rí­ti­ma, dis­po­ní­veis para a re­a­li­za­ção de even­tos, co­mo o pró­prio Cen­tro de Con­ven­ções e o Par­que dos Ven­tos, am­bos na Bo­ca do Rio.

“Nos­so pro­pó­si­to é que (a or­la) se­ja de­di­ca­da à re­qua­li­fi­ca­ção, para que ela se rein­te­gre aos cal­ça­dões. O que es­ta­mos fa­zen­do ho­je é dei­xar es­se ce­ná­rio para que a po­pu­la­ção pos­sa con­tem­plar o Oce­a­no Atlân­ti­co e a Baía de To­dos os San­tos”, diz o se­cre­tá­rio, que de­fen­deu, ain­da, que o mu­ni­cí­pio já re­qua­li­fi­cou a costa ma­rí­ti­ma com as re­for­mas re­a­li­za­das nos úl­ti­mos anos.

Mes­mo as­sim, ele ex­pli­ca que a pre­fei­tu­ra pas­sa­rá a ter mais au­to­no­mia para even­tos na praia, “mas sem pre­juí­zo da sus­ten­ta­bi­li­da­de” – se­ria o ca­so, por exem­plo, do Car­na­val na Bar­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.