Uma no­va atra­ção

Correio da Bahia - - Esporte - Es­ta­dão Con­teú­do

Ten­tan­do su­pe­rar a cri­se que qua­se pa­ra­li­sou os es­por­tes aquá­ti­cos do Bra­sil em 2017, a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Des­por­tos Aquá­ti­cos (CBDA) te­rá no Tro­féu Bra­sil - Ma­ria Lenk o pri­mei­ro gran­de de­sa­fio da sua no­va ges­tão nes­ta se­ma­na. A mai­or e mais tra­di­ci­o­nal com­pe­ti­ção de na­ta­ção do País te­rá iní­cio ho­je, no Rio de Ja­nei­ro, com uma no­vi­da­de: a maratona aquá­ti­ca de 10km em Co­pa­ca­ba­na.

A prova de­ve au­men­tar os holofotes so­bre a com­pe­ti­ção, que é a gran­de apos­ta dos no­vos di­ri­gen­tes para mos­trar ser­vi­ço e atrair no­vos pa­tro­ci­na­do­res para a en­ti­da­de. A CBDA tenta re­cu­pe­rar a cre­di­bi­li­da­de após denúncias de cor­rup­ção e pri­sões que cul­mi­na­ram na in­ter­ven­ção da Jus­ti­ça no ano pas­sa­do.

Para tan­to, te­rá co­mo de­sa­fio or­ga­ni­zar um Ma­ria Lenk - que pas­sou a se chamar tam­bém Tro­féu Bra­sil nes­te ano - com or­ça­men­to in­fe­ri­or ao dos úl­ti­mos anos, em ra­zão do su­mi­ço dos pa­tro­ci­na­do­res. A no­va ges­tão ain­da não tem as ci­fras fi­nais, mas con­fir­ma as di­fi­cul­da­des na or­ga­ni­za­ção do even­to.

“A mai­or di­fi­cul­da­de que ti­ve­mos foi a bai­xa ca­pa­ci­da­de fi­nan­cei­ra de in­ves­ti­men­to”, ad­mi­tiu o pre­si­den­te Mi­guel Car­los Cag­no­ni. A no­va di­re­to­ria es­pe­ra fa­zer mais com me­nos. “Nos­so or­ça­men­to é mui­to me­nor do que an­te­ri­or­men­te. Mas es­pe­ra­mos fa­zer um even­to do mes­mo ní­vel ou até me­lhor do que o do ano pas­sa­do”, dis­se Re­na­to Cor­da­ni, di­re­tor de es­por­tes da CBDA.

Com a chan­ce de mos­trar efi­ci­ên­cia no Ma­ria Lenk, a no­va ges­tão apos­ta na maratona aquá­ti­ca com a pre­sen­ça da atu­al cam­peã olím­pi­ca, a ho­lan­de­sa Sharon Van Rouwen­da­al. Pe­la mes­ma equi­pe da Uni­san­ta-SP, Ana Mar­ce­la Cu­nha se­rá a mai­or es­pe­ran­ça bra­si­lei­ra. “Para mim, a com­pe­ti­ção se­rá ain­da mais especial por­que te­rá a maratona aquá­ti­ca pe­la pri­mei­ra vez”, afir­mou a na­da­do­ra.

A tri­cam­peã mun­di­al vol­ta­rá ao mes­mo pal­co da Olim­pía­da do Rio-2016, qu­an­do de­cep­ci­o­nou ao fi­car lon­ge do pó­dio em Co­pa­ca­ba­na. “Acho que is­so me dei­xou mais for­te. O mais le­gal é ter es­ta chan­ce de es­tar no mes­mo lu­gar e po­der fa­zer um re­sul­ta­do di­fe­ren­te”, dis­se a atle­ta, que com­pe­ti­rá tam­bém nas pis­ci­nas - nos 400 me­tros, 800 me­tros e 1.500 me­tros.

No Par­que Aquá­ti­co Ma­ria Lenk, as dis­pu­tas se­rão de ter­ça-fei­ra até sá­ba­do, com eli­mi­na­tó­ri­as pe­la ma­nhã e fi­nais às 18 ho­ras. Ce­sar Ci­e­lo tam­bém irá com­pe­tir. Após fi­car aquém do es­pe­ra­do na Olim­pía­da do Rio, a bai­a­na Ana Mar­ce­la Cu­nha de­ci­diu atra­ves­sar o oce­a­no para trei­nar na Áfri­ca do Sul. Ela apos­ta em um bom re­sul­ta­do na pri­mei­ra maratona aquá­ti­ca do Tro­féu Bra­sil - Ma­ria Lenk que va­le­rá pon­tos para os clu­bes na dis­pu­ta do tí­tu­lo.

Co­mo es­tá a vi­da na Áfri­ca do Sul?

Co­mo tu­ris­ta e mo­ra­do­ra, acho a Ci­da­de do Ca­bo uma ci­da­de mui­to le­gal, tu­rís­ti­ca, tem bas­tan­te mo­vi­men­to. É bem di­fe­ren­te do que eu es­pe­ra­va e tam­bém é mui­to di­fe­ren­te do res­tan­te da Áfri­ca do Sul.

Por que trei­nar lá?

Em ou­tu­bro re­ce­be­mos uma pro­pos­ta de uma fun­da­ção, a Aqua­zur­ra, para trei­nar lá com tudo pa­go: mo­ra­dia, vi­a­gem, tudo. Eu que­ria al­go di­fe­ren­te, sair um pou­co do Bra­sil. Lá o meu cus­to de vi­da é mais bai­xo por­que a fun­da­ção ban­ca qua­se tudo. O pro­je­to é olím­pi­co, vi­san­do os Jo­gos de Tó­quio-2020.

Quais as me­tas para o Tro­féu Bra­sil - Ma­ria Lenk?

Na maratona, a gen­te bus­ca o re­sul­ta­do, mas não pen­sa mui­to no tem­po. Em re­la­ção à pis­ci­na, que­ro che­gar per­to dos meus me­lho­res re­sul­ta­dos e fa­zer o me­lhor que pu­der para aju­dar mi­nha equi­pe com os pon­tos.

Co­mo ava­lia a no­va ges­tão da CBDA?

Es­tão tra­ba­lhan­do bem. A trans­pa­rên­cia que es­tão ten­do, pra gen­te (atle­tas) é mui­to bom. Traz mais se­gu­ran­ça. Acre­di­to que é uma equi­pe no­va, mui­ta gen­te com mui­tas idei­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.