Correio da Bahia

Recusa em fazer teste do bafômetro também gera multa

-

No ano passado, mais de 93% dos condutores abordados em blitz da Lei Seca pela Transalvad­or se recusaram a fazer o teste do bafômetro. “E, mesmo o condutor se recusando, ainda pode ser encaminhad­o à delegacia se apresentar caracterís­ticas de capacidade motora afetada, como desequilíb­rio, estar desorienta­do, hálito etílico... Ou seja, um conjunto de sinais que demonstrem que ele não tem capacidade de estar conduzindo um veículo”, alerta o capitão Márcio Santos, do Detran.

Em julho passado, por exemplo, um motorista sofreu um grave acidente na Avenida Tancredo Neves, ao tentar fugir de uma blitz.

Foi numa das abordagens que a fisioterap­euta Cristina*, 26 anos, foi autuada. A primeira vez foi em 2014, quando voltava de sua festa de despedida. Passou um ano sem poder dirigir – coincidiu com o tempo em que morou na Inglaterra.

“Não tinha bebido muito. Só uns três copos, mas, naquela época, eu não deixava de dirigir porque estava bebendo. Só bebia pouco, até porque acho que não tinha tanta blitz quanto hoje”.

Depois, no ano seguinte, foi novamente abordada no trânsito e autuada. Como era reincident­e, está sem CNH desde o ano passado. “Vou ter que voltar para a autoescola e fazer o processo todo de novo”, admite.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil