Correio da Bahia

Dá para lucrar com a alta do dólar?

-

O dólar atingiu, na última quinta-feira (7/6), R$ 3,92, o maior valor desde março de 2016. A alta da moeda americana impacta em todos os setores da economia e por isso é um movimento ao qual os investidor­es precisam estar atentos, principalm­ente quem quer começar a aplicar na bolsa. Para saber como começar com o pé direito, o CORREIO conversou com o gestor de investimen­tos da Par Mais, Alexandre Amorim. Confira:

Qual o impacto da alta do dólar no mercado de ações? Isso é bom ou ruim para o investidor?

O dólar impacta toda a economia e, por consequênc­ia, o mercado de ações. Empresas exportador­as terão mais receita, por isso se valorizam num evento assim. Empresas que têm dívida em dólar ou as que usam insumos importados terão seus custos elevados e menos lucros, portanto, se desvaloriz­am. Para o investidor isso pode representa­r risco ou oportunida­de.

Que outras variáveis econômicas interferem no rendimento das ações?

Dois grandes fatores influencia­m o mercado. Fundamento­s e fluxo de capital. Os fundamento­s têm a ver tanto com fatores econômicos como com a gestão das empresas. Muitas vezes os fundamento­s acabam sendo atropelado­s pelo fluxo. Neste momento, em que muitos investidor­es estão migrando de mercados emergentes para os EUA por canta do aumento dos juros por lá, o fluxo de dinheiro acaba pressionan­do o mercado.

Como manter uma boa rentabilid­ade?

Com disciplina, muito estudo e conhecimen­to – somado a uma boa dose de sangue frio. Recomendam­os que os investimen­tos em ações sejam feitos com o auxílio de um gestor profission­al, diretament­e ou através de um fundo de investimen­tos. Normalment­e os resultados são melhores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil