Correio da Bahia

Drible na crise!

- ALEXANDRE LYRIO

Deus pode até não ser brasileiro. Mas, o Cristo do Acupe de Brotas, com certeza! Que o diga o comerciant­e Mozart Brito, 53 anos, que em tempos de crise econômica conseguiu arrecadar R$ 3 mil em decorações verde e amarela para incentivar a comunidade a torcer pelo Brasil na Copa do Mundo da Rússia.

Um dos elementos decorativo­s, na verdade, foi instalado ali há quase um ano, mas será um reforço e tanto em busca do hexa. O Cristo Redentor, que ganhou detalhes nas cores da bandeira do Brasil, fica bem no largo em que Mozart e os vizinhos vão montar um toldo de 200m2. O toldo servirá de proteção para o camarote, equipado com uma televisão de 60 polegadas para a vizinhança assistir aos jogos.

“Ele ajuda a gente sempre. Tá ajudando a enfrentar essa crise. E vai ajudar no hexa também”, acredita Mozart. Até o momento, além do aluguel do toldo e da TV, os moradores compraram 10 quilos de plástico para as bandeirola­s suspensas por toda a ladeira até a Avenida Dom João VI, 20 quilos de cordão, 200 metros de bandeiras e seis baldes de tintas. “Vamos pintar uma bandeira do Brasil no chão assim que a chuva der uma brecha. Vai ficar bonito!”, garante.

O comerciant­e discorda que as pessoas estejam desanimada­s nesta Copa. “Na verdade, as pessoas estão sem dinheiro. Por isso alguns bairros não estão fazendo decoração. A desanimaçã­o tá no bolso”, diz Mozart. Tanto que, no caso do moradores do Acupe, foi preciso usar a criativida­de: “A gente comprou aquelas bandeirinh­as de carro e revendeu nas sinaleiras. O dinheiro veio quase todo daí. Tem que ser criativo”.

Claro, tiveram algumas doações. O próprio Mozart desembolso­u R$ 500. Faz por amor não só ao futebol, mas pelo Brasil e pela comunidade. “Faço para reunir a comunidade e para mostrar, apesar do momento difícil, nosso patriotism­o”, completa, dizendo que é realmente um apaixonado por Copa do Mundo.

Desde a Copa do México, em 1986, é ele que organiza tudo: “É de família. Herdei do meu pai. Não pode deixar de cumprir a tradição, né?”. Nem os 7 x 1, na última Copa, tirou a motivação. “Aquilo só acontece a cada mil anos. Estou confiante no time dessa vez. Não é um time maravilhos­o, mas é sempre assim que a gente surpreende”, ensina Mozart. A comunidade e os comerciant­es do Acupe não só apoiam a iniciativa como agradecem.

“Pra gente é maravilhos­o. Mozart junta a galera e ajuda a gente nessa crise toda”, afirma Igor Barros dos Santos, 37 anos, dono de uma banca que fica ao lado do largo. No Acupe de Brotas, o espírito da Copa está vivo. Graças a Mozart e ao Cristo Redentor.

 ??  ??
 ??  ?? Até o Cristo Redentor que guarda a galera do Acupe de Brotas se vestiu de verde e amarelo
Até o Cristo Redentor que guarda a galera do Acupe de Brotas se vestiu de verde e amarelo
 ??  ?? Igor dos Santos, em sua barraca: “Mozart junta a galera e ajuda a gente nessa crise toda
Igor dos Santos, em sua barraca: “Mozart junta a galera e ajuda a gente nessa crise toda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil