Correio da Bahia

População masculina reduzirá mais

- MÁRIO BITTENCOUR­T

Em números absolutos, a Bahia deve perder entre 2035 e 2060 o total de 986.659 pessoas, segundo divulgou ontem o IBGE. A redução será puxada pela queda da população masculina, que sairá dos atuais 7,2 milhões para 6,5 milhões (redução de 9,8%) em 2060, o que equivale a menos 703.184 homens no estado, no período.

Esse recuo dos homens é quase o triplo do esperado para a população feminina que cairá 3,7%, saindo 7,6 milhões para 7,3 milhões, ou menos 283.475 mulheres. Com maior redução da população masculina que a feminina, o cenário para 2060 é de que a população total da Bahia terá 52,9% de mulheres. Hoje, elas são, segundo o IBGE, 51,3% do total.

Márcio Minamiguch­i, demógrafo do IBGE, diz que, ao observar o histórico da pirâmide etária (de idades), se vê que o nascimento de homens é maior que o de mulheres, situação que se inverte à medida que a população vai envelhecen­do. Ele aponta que isso acontece por questões culturais da sociedade.

“Os homens estão mais envolvidos que as mulheres em mortes por violência e acidentes de trânsito, além de se preocupare­m menos com a saúde preventiva. As mulheres estudam mais, se desenvolve­m mais mentalment­e. Isso evita que elas estejam em certas situações de risco de vida”, comenta Minamiguch­i.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil