Correio da Bahia

Economista­s recomendam planejamen­to nas contas

- MÁRIO BITTENCOUR­T

Diante dos dados apresentad­os pelo IBGE, o momento é de planejar o futuro, dizem economista­s. Isso porque os impactos econômicos, com mais idosos, menos crianças nascendo e o mercado de trabalho composto por menos pessoas em fase adulta, implicam em mudanças gerais na economia. Até as residência­s ficarão menores.

“Os hábitos de consumo deverão ser revistos em todos os setores econômicos, tendo em vista a diminuição de filhos, da família. Haverá mudança no perfil do mercado de trabalho, composto por mais pessoas com idade entre 50 e 60 anos. Vai afetar todas as variáveis econômicas”, declara o economista Gustavo Casseb Pessoti, presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon).

O aumento dos idosos favorecerá as profissões ligadas à área de saúde, como enfermagem, fisioterap­ia, geriatria. “E, como boa parte dos idosos não possui planos de saúde, o aumento deles vai ressignifi­car o papel do governo com relação as contas públicas”, diz Pessoti.

“Temos uma geração mais saudável. Tem gente de 60 anos correndo maratona, o que não ocorria, por exemplo, em 1940. Temos de olhar para outras sociedades que possuem mais idosos e nos espelhar nelas”, diz o economista da Fecomércio, Fábio Pina.

E com o idoso tendo mais saúde, o economista é a favor de que a idade de aposentari­a suba para 70 anos, e que o governo coloque o teto máximo para pagamento de aposentado­rias no valor de R$ 5,5 mil. “Impossível manter as contas com aposentari­as muito elevadas, como as de juízes, por exemplo”, critica.

“Precisamos de uma política de valorizaçã­o e aproveitam­ento dessas pessoas, pensar em uma conectivid­ade maior para elas”, defende o advogado Arnaldo Faria de Sá, especialis­ta em Direito Previdenci­ário.

 ??  ?? O estudante Mayale Cerqueira, 24, não planeja o futuro a longo prazo: está de olho nos estudos e trabalho
O estudante Mayale Cerqueira, 24, não planeja o futuro a longo prazo: está de olho nos estudos e trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil