Correio da Bahia

O amor em todas as cores, raças e corpos

-

Romain Gary (1914-1980) foi um dos maiores escritores franceses do século XX e vencedor, por duas vezes, do prêmio Goncourt, o mais importante da literatura da França. O filme Promessa ao Amanhecer conta a história do escritor, com foco na relação entre ele e a mãe, Nina, que ambicionav­a um futuro promissor para o menino.

O ator Pierre Niney, que já viveu Yves Saint-Laurent na cinebiogra­fia do estilista, dá vida a Romain Gary. Nina é interpreta­da por Charlotte Gainsbourg, protagonis­ta de Ninfomanía­ca (2013).

O sonho de Nina era ver o filho famoso e, para isso, tentou transformá-lo num grande músico e o incentivou a estudar violino. Mas o rapaz revelava o desejo de ser pintor, o que não era estimulado pela mãe. “Van Gogh se suicidou com 35 anos. Você pode ter talento, mas eles o matarão. Quero que seja famoso enquanto está vivo”, disse Nina.

No entanto, ao perceber a vocação do jovem para a literatura, a mãe decide incentivar o jovem: “Você será Tolstói, meu filho. Você será Victor Hugo”, comparando-o a dois dos maiores gênios da escrita. Promessa ao Amanhecer é, portanto, o retrato da relação de amor intenso e, por vezes, neurótico entre mãe e filho.

O filme recebeu quatro indicações ao César, mais importante prêmio do cinema francês: melhor atriz (Charlotte Gainsbourg), melhor adaptação, melhor figurino e melhor direção de arte.

 ??  ?? Angourie Rice e Lucas Jade Zumann em cena do romance juvenil Todo Dia, baseado em livro homônimo
Angourie Rice e Lucas Jade Zumann em cena do romance juvenil Todo Dia, baseado em livro homônimo
 ??  ?? Pierre Niney e Charlotte Gainsbourg são filho e mãe em filme francês
Pierre Niney e Charlotte Gainsbourg são filho e mãe em filme francês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil