Correio da Bahia

Projeto ensina Português e cultura brasileira

-

Há três semestres, refugiados que vivem em Salvador podem ter aulas gratuitas sobre Português e cultura brasileira. O projeto de extensão O Refúgio em Salvador é uma iniciativa da Unifacs e já atendeu cerca de 40 pessoas de países como a Venezuela, Síria, Togo, Senegal e Sudão.

“O próprio Acnur (Alto Comissaria­do da ONU para Refugiados) coloca que uma das primeiras barreiras para eles é a do idioma e da cultura. Então, transforma­mos isso em um curso de linguagem do cotidiano, com foco em empoderame­nto da fala, para que a pessoa possa se deslocar na cidade”, explica a professora Rafaela Ludolf, coordenado­ra do Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacio­nais da Unifacs e coordenado­ra do projeto.

Com o andamento do projeto, começaram a surgir outras demandas que iam desde tirar o CPF a fazer a própria solicitaçã­o de refúgio. “Quando eu comecei, pensava que não tinha refugiado em Salvador. Quando comecei a buscar, fui me deparando com um universo de pessoas que está completame­nte à margem e você não sabe que elas existem”, diz Rafaela.

Mais do que o ensino da língua, o projeto tem ajudado até os participan­tes a criar laços afetivos na cidade. Para ela, os casos de violência contra venezuelan­os no Brasil não significam, necessaria­mente, xenofobia. “Roraima já é um estado que está afastado de estruturas logísticas. Um estado esquecido, e a entrada dos venezuelan­os fez ecoar uma série de problemas internos, e a ausência do governo federal acaba transforma­ndo em um formato de xenofobia. Você acaba pegando o venezuelan­o como bode expiatório”, reflete a professora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil