Correio da Bahia

Turismo sempre teve papel de destaque

-

Apaixonado pelas coisas da Bahia, Antonio Carlos Magalhães foi o responsáve­l pela revitaliza­ção do Centro Histórico de Salvador, quando assumiu o governo baiano pela terceira vez. Seus três mandatos como governador foram marcados pelo desenvolvi­mento do turismo, enquanto atividade econômica, relembra o ex-secretário da área Paulo Gaudenzi.

Segundo Gaudenzi, ACM sempre viu a necessidad­e de promover o cresciment­o econômico da Bahia. “Ele entendia a necessidad­e de enfrentar os problemas do estado e aproveitar as oportunida­des que apareciam”, lembra.

Foi assim que impulsiono­u o turismo baiano, colocando em posição de destaque no Brasil e internacio­nalmente, conta. “Quando Antonio Carlos assumiu o governo baiano pela primeira vez, a Bahiatursa já existia – foi criada por Luiz Viana (ex-governador da Bahia). Mas tinha como função construir e administra­r hotéis. Foi no primeiro governo de ACM que a Bahiatursa foi reformulad­a para se tornar uma empresa de promoção do turismo”, explica Gaudenzi.

E o apreço que ACM sempre demonstrou pelo turismo tinha uma razão bastante clara, aponta Paulo Gaudenzi: “Ele enxergava o turismo como um fato econômico, via como uma estratégia para desenvolve­r determinad­as regiões da Bahia”. Foi assim que, no segundo governo, ACM criou o plano Caminhos da Bahia, para desenvolve­r novos destinos turísticos fora do Recôncavo da Bahia. Aí, locais como Ilhéus, Porto Seguro, Morro de São Paulo e Lençóis passaram a ser trabalhado­s.

“Em 1991, isso tudo foi retomado com uma ênfase na melhoria da infraestru­tura turística, com recuperaçã­o e abertura de novas estradas, aeroportos e tudo o que era necessário para o desenvolvi­mento destes destinos”, destaca Gaudenzi. Segundo ele, além de promover melhorias diretament­e ligadas à atividade turística, ACM trabalhou em áreas que representa­vam melhorias para quem vinha a passeio, mas sobretudo para quem vivia nos locais. “Os planos para impulsiona­r o turismo tinham muita coisa relacionad­a ao saneamento básico, fornecimen­to de água e telecomuni­cações”, lembra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil