Correio da Bahia

Candidato do PSL leva a melhor no exterior

-

Caetés Primeiro colocado no 1º turno das eleições presidenci­ais, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) não chegou aos mil votos em Caetés, cidade natal do ex-presidente Lula. O município tem 26 mil habitantes. Até as 22h deste domingo, 7, Bolsonaro havia recebido 869 votos ou 7%. Preso em Curitiba desde 7 de abril para cumprir pena de 12 anos e um mês de reclusão na Operação Lava Jato, Lula foi considerad­o inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral e substituíd­o por Fernando Haddad, que teve 10 mil votos - ou 82% - liderando os votos na cidade. Ciro Gomes (PDT) ficou em segundo com 966 votos ou 7,98%. Jair Bolsonaro não foi o mais votado somente no Brasil, em todas as cidades dos Estados Unidos o candidato foi quem conquistou mais votos. Ao todo, mais de 500 mil brasileiro­s estavam aptos a votar em 99 países para a disputa do primeiro turno, ontem. Por não estarem no Brasil, eles só puderam escolher o representa­nte para o cargo de presidente.

Nas 133 cidades do exterior onde a apuração já havia sido concluída, ou onde pelo menos 89% dos votos já haviam sido computados até as 23h de ontem, o candidato do PSL conseguiu vencer em 113 delas. Ciro Gomes (PDT) venceu em outras 12 e Fernando Haddad (PT) em apenas seis.

Nas cidades de Accra (Gana) e Moscou (Rússia), Ciro e Bolsonaro ficam empatados com seis e 18 votos cada um, respectiva­mente. Já em Dublim (Irlanda), o postulante do PDT superou Bolsonaro em três votos.

Nas oito cidades americanas que entraram no levantamen­to, o candidato do PSL venceu em todas. Em três cidades do Japão e nas capitais de Venezuela, Irã e Israel, que tiveram apenas um local de votação, Bolsonaro também foi o mais votado.

Já candidato do PDT recebeu a maioria dos votos nas capitais da França, da Alemanha e da China. E o petista venceu em países árabes como a Palestina e a Jordânia, nas duas cidades da Nigéria e na capital de Cuba, Havana.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 23h10, Bolsonaro tinha 58,60% dos votos, Ciro tinha 14,46% e Haddad ficou com 10,38% dos votos válidos.

Apesar do número de meio milhão de eleitores brasileiro­s aptos para votar no exterior, o índice de abstenção foi alto. Com 92,95% das urnas apuradas, apenas 41% dos eleitores tinham ido nas embaixadas e consulados para votar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil