Correio da Bahia

No interior, espera chegou a 1 hora

- PRISCILA NATIVIDADE E MÁRIO BITTENCOUR­T

O interior da Bahia também registrou longas filas e espera para a votação do primeiro turno, ontem. Em Feira de Santana, no Centro-Norte da Bahia, a operadora de telemarket­ing Rita de Cassia Macedo, 49 anos, aguardou por 1 hora até, finalmente, conseguir votar no colégio CEEP.

“Os mesários me disseram que, por conta da biometria, juntaram três seções em uma, já que algumas tinham menos pessoas antes. E aí, nesse juntar tudo, deu esse problema. Sempre cheguei e votei, mas hoje (ontem) foi dificil”, afirmou. Segundo ela, a espera valeu a pena.

“Fiz questão de votar, avaliei bem os candidatos e o candidato que não tinha os meus reais interesses eu não votei. A gente é trabalhado­r, já ganha salário mínimo, e pobre e coitado não vai votar em quem quer acabar com os nossos direitos”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Ronilce Souza e o operador de processos Antônio Wagner também lamentavam a espera em Feira. Eles passaram mais de meia hora na fila. “Vim logo cedo porque trabalho a semana toda e domingo é o único dia que eu tenho pra fazer as minhas coisas. Deveriam criar um aplicativo para que a gente pudesse votar de casa”, sugeriu Ronilce.

Em Vitória da Conquista, no Centro-Sul do estado, também houve espera. No Colégio Modelo, assim como em outros locais de votação, houve filas que fizeram o eleitor esperar de 40 minutos a 1 hora. O músico e professor Iago Galvão, 38,era um dos que estavam na fila. “Nunca tinha passado por uma situação assim, as seções sempre ficavam muito vazias, agora está tendo essa demora”, comentou. A votação, que encerra às 17h, entrou pela noite.

Crimes eleitorais Até as 18h de ontem, 40 pessoas tinham sido conduzidas a delegacias na Bahia por conta de crimes eleitorais. Foram 17 ocorrência­s de desrespeit­o à lei, segundo a SSP-BA. Entre os conduzidos, um candidato a deputado, um vereador e um ex-prefeito.

Seção dissolvida Em Vitória da Conquista, os mesários de uma sessão foram substituíd­os, depois de serem ouvidos pela PF. Eles mantiveram a inscrição #elenão na lousa da sala onde operava a seção.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil