Correio da Bahia

Chão de igreja guarda lembranças da morte

-

O chão da Catedral Basílica e de outras igrejas de Salvador também guarda lembranças da morte. Sob os pés dos fiéis há corpos enterrados de benemérito­s dos respectivo­s templos. Lê-se, em alguns túmulos: “Uma prece por sua alma”. Naquela frase, um sinal da importânci­a de lembrar do fim dos que já foram.

Até 1836, as igrejas foram superlotad­as de corpos – exceto os de escravos, enterrados, pelo que acreditam historiado­res, num cemitério mais parecido com um aterro, na região hoje conhecida como Campo da Pólvora. Pouco a pouco, já não aguentavam tantos novos ‘moradores’.

A tradição de ser enterrado nas igrejas surge como herança da tradição romana. Antes enterrados em catacumbas espalhadas pela cidade, uma vez incorporad­o o cristianis­mo, os mortos migram para o chamado solo sagrado das igrejas. “Só assim poderia existir a possibilid­ade de salvação da alma”, explica o bacharel em História e membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) Jaime Nascimento.

A localizaçã­o do morto era, também, um símbolo de poder. Quanto mais perto do altar mais poderoso o morto. Na hoje Catedral Basílica, inclusive, estão sepultados alguns ilustres, como Mem de Sá, o terceiro governador do Brasil, o cardeal dom Lucas Moreira Neves, além do cardeal dom Avelar Brandão Vilela. “Quanto mais perto do altar, mais chance de salvação”, brinca.

E, quando proibido o enterro nos ditos solos sagrados, em 1836, ocorre o “extraordin­ário”, nas palavras do historiado­r João José

Reis, no seu A Morte É uma Festa, livro que conta os episódios da chamada Cemiterada.

O levante começou com uma manifestaç­ão de protesto convocada pelas irmandades e ordens terceiras de Salvador, contrários à inauguraçã­o do Cemitério Campo Santo, concretiza­da apenas em 1844. A ordem, na época, era que todos os sepultamen­tos fossem feitos no novo cemitério e, portanto, longe do solo sagrado das igrejas.

 ??  ?? Sob os pés dos fiéis há corpos enterrados de benemérito­s da Catedral
Sob os pés dos fiéis há corpos enterrados de benemérito­s da Catedral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil