Amo a ideia de pes­so­as di­fe­ren­tes tra­ba­lhan­do jun­tas’

Correio da Bahia - - Mais -

A vis­ta da Baía de To­dos-osSan­tos im­pres­si­o­na: “as­to­nishing” (sur­pre­en­den­te), ex­cla­ma o vi­si­tan­te. Mas, além da vi­são da baía a par­tir dos vas­tos ja­ne­lões de vi­dro, o que co­mo­veu o de­sig­ner ame­ri­ca­no Frank Ty­nes­ki, con­fe­ren­cis­ta que fa­rá a aber­tu­ra do Se­mi­ná­rio Humanize[se], no Fó­rum Agen­da Bahia 2018, ho­je, às 9h30, é a ideia por de­trás da cri­a­ção do Hub Sal­va­dor: um espaço cri­a­ti­vo e co­la­bo­ra­ti­vo pa­ra star­tups e ou­tras em­pre­sas in­te­res­sa­das em pra­ti­car ino­va­ção de for­ma co­le­ti­va.

“Que lu­gar óti­mo pa­ra tra­ba­lhar. Vo­cê quer vi­ver aqui, gas­tar seu tem­po nes­se espaço. Amo a ideia de ter ti­mes mul­ti­dis­ci­pli­na­res jun­tos no tra­ba­lho, um mo­de­lo im­por­tan­te pa­ra o fu­tu­ro. Por­que ter as pes­so­as se­pa­ra­das não fun­ci­o­na mui­to bem”, afir­mou Frank Ty­nes­ki, on­tem, du­ran­te uma vi­si­ta ao Hub, acom­pa­nha­do por Ke­vin Bros­nahan, adi­do pa­ra As­sun­tos de Edu­ca­ção e Cul­tu­ra do Con­su­la­do-Ge­ral dos Es­ta­dos Uni­dos no Rio de Ja­nei­ro, e Vic­tor Tamm, tam­bém do Con­su­la­do.

Os três fo­ram re­ce­bi­dos por Ivan Pai­va, di­re­tor de ino­va­ção da Se­cre­ta­ria de Ci­da­de Sus­ten­tá­vel e Ino­va­ção da pre­fei­tu­ra de Sal­va­dor. Pa­ra apre­sen­tar o espaço aos vi­si­tan­tes, en­tra­ram em ação Gus­ta­vo Cruz, ge­ren­te de co­mu­ni­da­des do Hub, e Ra­mon La­ert, exe­cu­ti­vo de ven­das.

Na em­pre­sa que pre­si­de, a RKS De­sign, Frank Ty­nes­ki co­man­da equi­pes for­ma­das por pro­fis­si­o­nais de de­sign de ex­pe­ri­ên­cia, de­sign in­dus­tri­al, de­sen­vol­vi­men­to de in­ter­fa­ces de usuá­rio, es­pe­ci­a­lis­tas em mar­cas e co­mu­ni­ca­ção e en­ge­nhei­ros de de­sen­vol­vi­men­to cri­a­ti­vo.

Vem daí seu in­te­res­se nos mo­de­los de tra­ba­lho que en­ga­jam ex­pe­ri­ên­ci­as di­ver­sas. “É sem­pre uma gran­de opor­tu­ni­da­de pa­ra as em­pre­sas com­bi­na­rem gen­te di­fe­ren­te”, co­men­tou du­ran­te a vi­si­ta, achan­do in­te­res­san­te o fa­to do Hub com­bi­nar ge­ra­ções de em­pre­sá­ri­os des­de bo­o­mers (nas­ci­dos nos anos 1960) até os mil­le­ni­als (nas­ci­dos nos anos 1980/90).

Do Hub Sal­va­dor, os vi­si­tan­tes fo­ram ao Mu­seu Pi­er­re Ver­ger, no For­te de San­ta Ma­ria, na Bar­ra, on­de Ty­nes­ki foi apre­sen­ta­do a um acer­vo de cin­co mil ima­gens.

O mu­seu foi o mo­men­to lú­di­co do ro­tei­ro, que in­cluiu ain­da o Ci­ma­tec, no fi­nal da tar­de. No espaço, que reú­ne ima­gens de cem fo­tó­gra­fos que vi­ve­ram na Bahia ou nas­ce­ram no es­ta­do, Frank Ty­nes­ki ex­pe­ri­men­tou ócu­los de re­a­li­da­de vir­tu­al pa­ra pas­se­ar pe­lo acer­vo e até re­en­con­trou uma ve­lha ami­ga: uma câ­me­ra Ca­non de um mo­de­lo igual a sua pri­mei­ra má­qui­na fo­to­grá­fi­ca. Tam­bém apro­vei­tou pa­ra fa­zer al­gu­mas ima­gens da baía, a par­tir da vis­ta na ba­laus­tra­da do for­te.

Tam­bém re­cor­dou a épo­ca em que vi­veu em São Pau­lo, fa­zen­do pes­qui­sa, quan­do che­gou a pra­ti­car ca­po­ei­ra; e com­pa­rou al­gu­mas ce­nas do ser­tão bai­a­no com lo­cais de cli­ma mais se­co do país de ori­gem, co­mo o Te­xas.

No Ci­ma­tec, espaço de ino­va­ção, edu­ca­ção e de­sen­vol­vi­men­to tec­no­ló­gi­co que é re­fe­rên­cia na Amé­ri­ca La­ti­na, Frank Ty­nes­ki es­ta­va no pró­prio ele­men­to, já que é de­sig­ner in­dus­tri­al e pos­sui um cur­rí­cu­lo de re­a­li­za­ções pa­ra gran­des em­pre­sas. “Es­ta­va um pou­co can­sa­do, mas ago­ra até acor­dei”, brin­cou, ao fi­nal do pas­seio pe­los la­bo­ra­tó­ri­os do Ci­ma­tec, con­du­zi­do por Adh­van Fur­ta­do, exe­cu­ti­vo de negócios do Ci­ma­tec.

O Fó­rum Agen­da Bahia 2018 é uma re­a­li­za­ção do jor­nal COR­REIO, com pa­tro­cí­nio da Bras­kem, So­te­ro Am­bi­en­tal e Oi, apoio ins­ti­tu­ci­o­nal da Pre­fei­tu­ra Mu­ni­ci­pal de Sal­va­dor, Con­su­la­do-Ge­ral dos EUA no Rio de Ja­nei­ro, Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as da Bahia (Fi­eb) e Re­de Bahia; e apoio do Se­brae e da Vinci Air­ports.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.