Am­bi­en­te mais le­ve

Correio da Bahia - - Vida -

Ya­go quer vol­tar a ves­tir a ca­mi­sa de ti­tu­lar do Vi­tó­ria e pro­me­te não pou­par ener­gia pa­ra con­quis­tar a con­fi­an­ça do no­vo trei­na­dor João Bur­se. O meia dis­pu­ta po­si­ção com o ata­can­te Erick e um dos dois vai ser es­ca­la­do no trio ofen­si­vo no Ba-Vi de do­min­go, às 16h, no Bar­ra­dão.

“A von­ta­de e a de­di­ca­ção são enor­mes. Nes­ses úl­ti­mos jo­gos, fi­quei fo­ra e te­nho es­sa von­ta­de de en­trar em cam­po”, avi­sa Ya­go. “É uma dis­pu­ta boa. Sem­pre fa­lo que acho que tem que pen­sar no gru­po, no que for me­lhor pa­ra o ti­me. Te­nho cer­te­za que, no pou­co tem­po que tem, ele (João Bur­se) vai en­cai­xar um bom ti­me”, diz o jo­ga­dor.

Ya­go já te­ve du­as opor­tu­ni­da­des com João Bur­se, em agos­to, quan­do o trei­na­dor as­su­miu o ti­me in­te­ri­na­men­te en­tre a saí­da de Vag­ner Man­ci­ni e a con­tra­ta­ção de Pau­lo Cé­zar Car­pe­gi­a­ni, de­mi­ti­do na ter­ça-fei­ra.

Ele foi ti­tu­lar no em­pa­te por 1x1 com o Cru­zei­ro e na goleada por 4x0 so­fri­da con­tra o Grê­mio. Re­ser­va na oca­sião, Erick en­trou no de­cor­rer das du­as par­ti­das. Nos dois pri­mei­ros co­le­ti­vos da se­ma­na, o no­vo trei­na­dor tes­tou os dois no ti­me ti­tu­lar. Ya­go ga­nhou a va­ga na quar­ta e Erick on­tem. A tro­ca foi a úni­ca fei­ta no ti­me es­bo­ça­do pa­ra o Ba-Vi. O es­co­lhi­do jo­ga­rá aber­to pe­la es­quer­da.

“João é des­sa es­co­la de no­vos trei­na­do­res, com um jo­go bas­tan­te ofen­si­vo. Quer a bo­la, quer jo­gar, pro­por o jo­go, com in­ten­si­da­de al­ta”, pon­tua Ya­go. “Ele tem pas­sa­do is­so pra gen­te. Tan­to que tem res­ga­ta­do a con­fi­an­ça de atle­tas que não vi­nham atu­an­do, ca­so de Fil­li­pe Sout­to, An­dré Li­ma, Lu­cas, a ga­le­ra que vem es­pe­ran­do opor­tu­ni­da­de pa­ra aju­dar. Nos dois jo­gos que ele fi­cou no co­man­do, foi pou­co, mas deu pa­ra en­ten­der a fi­lo­so­fia”.

O meia tam­bém dis­se que a tro­ca de co­man­do dei­xou o am­bi­en­te na To­ca mais le­ve. “O am­bi­en­te mu­da. Es­sa mu­dan­ça tem res­ga­ta­do o as­tral da ga­le­ra, a con­fi­an­ça. En­tão, acho que is­so con­ta bas­tan­te. Foi uma mu­dan­ça de am­bi­en­te, de co­man­do, ca­da um tem seu perfil. João (Bur­se) dá es­sa li­ber­da­de pa­ra que a gen­te co­men­te, fa­le, pa­ra to­dos che­ga­rem em um con­sen­so, re­sol­ver e sair da me­lhor for­ma pos­sí­vel. Até por­que não tem mui­to tem­po pa­ra trei­na­men­to, tem que ser na ba­se da con­ver­sa”.

Sem pres­tí­gio com Car­pe­gi­a­ni, Ya­go per­deu es­pa­ço e ten­ta vol­tar a fi­gu­rar en­tre as prin­ci­pais pe­ças do elenco. Com o ex-téc­ni­co, jo­gou no­ve par­ti­das, sen­do se­te co­mo ti­tu­lar. O meia não co­me­ça um jo­go há mais de um mês. O úl­ti­mo foi no dia 5 de ou­tu­bro, quan­do o Leão per­deu pa­ra o San­tos por 1x0, no Bar­ra­dão, na 28ª ro­da­da. Na oca­sião, foi sa­ca­do no in­ter­va­lo e só vol­tou a en­trar em cam­po no de­cor­rer do em­pa­te com o Pa­ra­ná, no úl­ti­mo do­min­go.

Com Erick ocor­reu o in­ver­so. Ele se fir­mou na equi­pe após a che­ga­da de Car­pé. As­sim co­mo Ya­go, foi man­da­do a cam­po pe­lo ex-téc­ni­co no­ve ve­zes, mas to­das co­mo ti­tu­lar. Mar­cou um gol, o que ga­ran­tiu o triun­fo por 1x0 con­tra o Vas­co, na 24ª ro­da­da.

Quem for es­co­lhi­do por João Bur­se ves­ti­rá a ca­mi­sa de ti­tu­lar do Vi­tó­ria pe­la se­gun­da vez em um Ba-Vi. Ya­go co­me­çou em cam­po no pri­mei­ro clás­si­co da tem­po­ra­da, e es­cre­veu o no­me em um ca­pí­tu­lo mar­ca­do por pan­ca­da­ria. Ele se en­vol­veu na bri­ga ge­ne­ra­li­za­da do dia 18 de fe­ve­rei­ro, pe­lo Cam­pe­o­na­to Bai­a­no, e sus­pen­so, não dis­pu­tou os dois Ba-Vis da fi­nal do es­ta­du­al. De fo­ra de cam­po, viu o Bahia ser cam­peão.

Erick tam­bém não tem bo­as re­cor­da­ções de seu pri­mei­ro Ba-Vi. Ele es­tre­a­va pe­lo Vi­tó­ria jus­ta­men­te no clás­si­co do pri­mei­ro tur­no do Bra­si­lei­rão e amar­gou a goleada por 4x1, na Fon­te No­va. Na­que­le 22 de ju­lho, Ya­go dei­xou o ban­co de re­ser­vas, mas não con­se­guiu mu­dar a his­tó­ria do jo­go.

Ya­go, com a bo­la, elo­gia a che­ga­da de Bur­se co­mo téc­ni­co do ru­bro-ne­gro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.