Amazô­nia de­ve ser aber­ta a es­tran­gei­ros

Correio da Bahia - - Mais -

Bol­so­na­ro de­mons­trou in­te­res­se em per­mi­tir que em­pre­sas de al­guns paí­ses ex­plo­rem os re­cur­sos na­tu­rais da Amazô­nia. Ques­ti­o­nou: “Por que não fa­zer acor­do pa­ra ex­plo­rar a re­gião, sem viés ide­o­ló­gi­co?”.

Nos 40 mi­nu­tos da fa­la du­ran­te trans­mis­são no Fa­ce­bo­ok, du­ran­te a qu­al, por di­ver­sas ve­zes, cri­ti­cou a ges­tão do meio am­bi­en­te no Bra­sil, Bol­so­na­ro afir­mou que os Ins­ti­tu­tos Bra­si­lei­ro do Meio Am­bi­en­te e dos Re­cur­sos Na­tu­rais Re­no­vá­veis (Iba­ma) e Chi­co Men­des de Con­ser­va­ção da Bi­o­di­ver­si­da­de (ICMBio) co­me­tem “ca­pri­chos”. Ele dis­se ain­da que pre­ten­de avan­çar com o tu­ris­mo em áre­as pro­te­gi­das am­bi­en­tal­men­te pa­ra ga­ran­tir que não se­jam aban­do­na­das.

“Se ti­ves­se ho­téis em áre­as pro­te­gi­das, o meio am­bi­en­te es­ta­ria pre­ser­va­do. O tu­ris­mo pre­ser­va­ria o meio am­bi­en­te e não es­sa for­ma xi­i­ta do Iba­ma”, afir­mou. De acor­do com Bol­so­na­ro, o no­me do mi­nis­tro do Tu­ris­mo se­rá di­vul­ga­do na pró­xi­ma se­ma­na e, em se­gui­da, os da Edu­ca­ção e Re­la­ções Ex­te­ri­o­res.

Em­bo­ra mos­tre in­te­res­se em ex­plo­rar a Amazô­nia, Bol­so­na­ro não in­for­mou quais se­to­res e paí­ses te­ri­am aces­so à re­gião em seu go­ver­no. Com a Chi­na, es­pe­ci­fi­ca­men­te, dis­se não ter pro­ble­ma e que pro­va dis­so é que re­ce­beu o em­bai­xa­dor do país asiá­ti­co. Du­ran­te a cam­pa­nha, Bol­so­na­ro cri­ti­cou a pre­sen­ça chi­ne­sa no mer­ca­do bra­si­lei­ro, so­bre­tu­do, no se­tor elé­tri­co, ao afir­mar que o país não com­pra­va no Bra­sil, mas o Bra­sil.

Mais uma vez, ape­nas ci­tou o mer­ca­do de nió­bio, que, se­gun­do o pre­si­den­te elei­to, “não se­rá pri­va­ti­za­do”. Dis­se ain­da que “pa­re­ce que 40% das mul­tas (am­bi­en­tais) aos pro­du­to­res vão pa­ra or­ga­ni­za­ções não go­ver­na­men­tais”. “Não vai ter ati­vis­mo”, acres­cen­tou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.