Pa­ra mos­trar ser­vi­ço

Correio da Bahia - - Vida - Ga­bri­el Ro­dri­gues

Em mo­men­tos de­li­ca­dos, é pre­ci­so man­ter a cal­ma e pen­sar bem an­tes de dar o pró­xi­mo pas­so. As­sim tem si­do a vi­da de João Bur­se no Vi­tó­ria. Es­co­lhi­do pa­ra subs­ti­tuir Pau­lo Cé­zar Car­pe­gi­a­ni na mis­são de man­ter o Vi­tó­ria na Sé­rie A, o ex-téc­ni­co da equi­pe sub-23 co­me­mo­rou a chan­ce de vol­tar ao co­man­do do ti­me prin­ci­pal ru­bro-ne­gro e afir­mou que vi­ve o me­lhor mo­men­to da car­rei­ra.

“Se­ria mui­to fá­cil pa­ra mim re­cu­ar da de­ci­são, es­ta­va vi­ven­do um bom mo­men­to no sub-23, mas ape­sar de jo­vem, sou um trei­na­dor que não fo­ge dos de­sa­fi­os. Co­nhe­ço es­se gru­po, já es­ti­ve no co­man­do por dois jo­gos. Sei da ca­pa­ci­da­de e o quan­to eles es­tão in­co­mo­da­dos com es­sa si­tu­a­ção. Eu es­tou à dis­po­si­ção do clu­be e fo­ca­do 24 ho­ras pa­ra ti­rar o ti­me des­sa si­tu­a­ção”, dis­se o trei­na­dor, na pri­mei­ra en­tre­vis­ta após as­su­mir o car­go no ti­me prin­ci­pal.

Os dois jo­gos ci­ta­dos por ele acon­te­ce­ram en­tre a de­mis­são de Vag­ner Man­ci­ni e a con­tra­ta­ção de Car­pe­gi­a­ni, quan­do Bur­se trei­nou o Vi­tó­ria in­te­ri­na­men­te no em­pa­te por 1x1 com o Cru­zei­ro e na der­ro­ta por 4x0 pa­ra o Grê­mio, am­bos em agos­to.

O pri­mei­ro ob­je­ti­vo de Bur­se nes­te no­vo ci­clo não de­ve ser na­da fá­cil: ven­cer o Bahia no clás­si­co de ama­nhã, às 16h, no Bar­ra­dão. Pa­ra is­so, o Leão vai ter que que­brar um ta­bu, já que não ga­nha do ri­val há no­ve jo­gos.

Por is­so, João Bur­se já tem em men­te o que es­pe­ra da equi­pe em cam­po, e a ori­en­ta­ção é ata­car. “Não te­mos ou­tro ca­mi­nho se­não es­se. É a nos­sa res­pon­sa­bi­li­da­de nos jo­gos que fal­tam, co­me­çan­do pe­lo Ba-Vi. Os atle­tas es­tão fo­ca­dos, con­cen­tra­dos, trei­nan­do em al­ta. Is­so é im­por­tan­te. To­dos es­tão se aju­dan­do e se mo­ti­van­do. Sem­pre jo­go pa­ra ven­cer. Es­tou co­lo­can­do es­sa ideia pa­ra eles, pa­ra que pos­sam, jun­tos, ir em bus­ca da vi­tó­ria. Es­se é o pri­mei­ro pas­so pa­ra a nos­sa re­to­ma­da”, ex­pli­cou.

“Co­lo­co pa­ra eles a or­ga­ni­za­ção co­mo pen­so, co­mo va­mos mar­car, se­ja li­nha al­ta ou bai­xa, co­mo va­mos jo­gar. Co­mo va­mos cons­truir a or­ga­ni­za­ção de­fen­si­va, ofen­si­va, to­das as si­tu­a­ções que pen­so. Al­gu­mas coi­sas pa­re­ci­das com o que fa­zi­am e ou­tras em que acre­di­to. É pre­ci­so que to­dos sai­bam co­mo va­mos nos com­por­tar no cam­po. Se a bo­la es­ti­ver em de­ter­mi­na­do se­tor, co­mo va­mos nos com­por­tar. Em mais dois trei­nos, va­mos fe­char es­sas si­tu­a­ções”, con­ti­nu­ou João Bur­se.

Ape­sar dos tes­tes e mu­dan­ças que fez no ti­me du­ran­te a se­ma­na, o trei­na­dor pre­fe­re ado­tar o cli­ma de mis­té­rio pa­ra não dar pos­sí­veis ar­mas ao ad­ver­sá­rio.

On­tem, João Bur­se fe­chou o trei­no no Bar­ra­dão e mais uma vez es­bo­çou o ti­me que vai co­me­çar a par­ti­da. Ho­je, o mes­mo se re­pe­ti­rá quan­do o Vi­tó­ria faz o úl­ti­mo trei­no an­tes de en­trar em cam­po.

A prin­ci­pal dú­vi­da do trei­na­dor es­tá en­tre Erick ou Ya­go na equi­pe ti­tu­lar. “Ain­da, não te­mos na­da de­fi­ni­do. Tu­do que eu pas­sar aqui vai dar ar­mas pa­ra o ad­ver­sá­rio. Apos­to no gru­po, que é um gru­po de guer­rei­ros, tra­ba­lha­do­res, que es­tão in­co­mo­da­dos de­mais com es­sa si­tu­a­ção, que­rem sair e es­tão se es­for­çan­do pa­ra is­so”, afir­mou o co­man­dan­te.

Se ele não ino­var em re­la­ção ao que trei­nou nos di­as em que a im­pren­sa te­ve aces­so às ati­vi­da­des, a es­ca­la­ção do Vi­tó­ria te­rá Ronaldo, Je­fer­son, Ramon, Lu­cas Ri­bei­ro e Be­ní­tez; Wil­li­an Farias, Arou­ca e Léo Gomes; Lu­cas Fer­nan­des, Erick (Ya­go) e Léo Ce­a­rá.

Com 34 pon­tos, o Leão co­me­ça a ro­da­da na 17ª co­lo­ca­ção, mas po­de cair uma po­si­ção ca­so o Amé­ri­ca-MG em­pa­te ou ven­ça o Pa­ra­ná, ho­je, às 16h (ho­rá­rio da Bahia), no es­tá­dio In­de­pen­dên­cia.

Bur­se quer o ti­me ofen­si­vo no clás­si­co de ama­nhã, no Bar­ra­dão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.