Correio da Bahia

Outras doenças atingem e matam homens

-

A visita anual ao urologista também pode ajudar a diagnostic­ar outros tipos de câncer comuns em homens, como as neoplasias no pênis ou nos testículos. Os principais sintomas, no caso do pênis, são feridas que não cicatrizam, aumento anormal do tecido da glande, surgimento de nódulos ou ínguas na virilha. “É um tipo de câncer que hoje é raro no mundo, mas incidente no Brasil, principalm­ente no Norte e Nordeste”, explica Franz Campos, chefe do serviço de Urologia do Inca. Em Salvador, segundo a SMS, foram 144 casos em 2017 e, neste ano, até junho, 49.

A principal causa do tumor, segundo especialis­tas, é a má higiene íntima. Também é mais comum que a doença apareça em quem não fez a cirurgia de fimose para a retirada da pele que reveste a glande. Para prevenir o câncer, é necessário higienizar bem a região genital, especialme­nte após o sexo ou masturbaçã­o. O tratamento varia conforme a gravidade, mas pode acabar até em amputação do pênis.

Já o tumor no testículo, que representa 5% dos tumores malignos entre homens, afeta de forma mais frequente quem já sofreu traumas na região. Uma forma de tentar identificá-lo é pelo autoexame. Entre os sintomas que podem indicar algo errado estão o aumento de tamanho nos testículos, dor, desconfort­o e aparecimen­to de nódulos duros. Não. Isso é mito. Não tem nenhuma relação com massagem a prevenção do câncer de próstata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil