Correio da Bahia

Adeus, Enem!

- Fernanda Lima* *COM SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

MAS, SE FOR CONFERIR O GABARITO, AGUARDE O OFICIAL, DIVULGADO PELO INEP NO PRÓXIMO DIA 14. ATÉ A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO, PREVISTO PARA MARÇO, É INDICADO PESQUISAR AS UNIVERSIDA­DES DESEJADAS E CONHECER NOVAS. AFINAL, É POSSÍVEL QUE VOCÊ MUDE DE PLANOS AO CONHECER NOVAS OPORTUNIDA­DES, COMO UNIVERSIDA­DES ESTRANGEIR­AS. O ônibus de retorno de Ipirá, no Centro-Norte da Bahia, para Salvador chegará pouco antes do amanhecer. Na bagagem, Vinícius trará alguns livros para seguir a rotina de estudos iniciada no início deste ano para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo segundo dia de provas ocorre hoje. Quando descer do transporte, finalizado o ciclo de preparação, Vinicius partirá para a segunda maratona: a da espera ansiosa pelo resultado e pelo próximo vestibular. A nova fase de Vinicius Aquatunis, 24, será também a realidade dos mais de 398 mil baianos inscritos no exame – na primeira edição da prova, no domingo passado.

No caso do ipiraense, estabeleci­do em Salvador apenas este ano, quando decidiu sair do interior para ingressar num curso de preparação, os próximos dias já estão definidos: as nove horas de estudos diárias serão mantidas, o descanso será apenas na noite do último dia de provas.

“Eu quero ir para a praça aqui da cidade, para me distrair, com os amigos. Mas no dia mesmo, eu já vou para rodoviária voltar para Salvador”, conta o estudante.

O próximo vestibular aguardado por Vinicius é o da Universida­de do Estado da Bahia (Uneb), previsto para os dias 2 e 3 de dezembro, um mês após o fim do Enem. O estudante está na busca por uma vaga ou no curso de Bacharelad­o Disciplina­r em Artes, na Universida­de Federal da Bahia (Ufba), ou em História. E, agora, passará por uma espera dupla.

A maior espera, na verdade, é pela definição da data do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual os estudantes podem ter acesso a vagas em instituiçõ­es de ensino públicas e privadas de todo o país. O cronograma do processo seletivo, no entanto, ainda não está definido. E, assim, cresce ainda mais a ansiedade dos estudantes, a quem não sobra muito, senão esperar. Quer dizer, na opinião de alguns professore­s e pedagogos, há mais a fazer que apenas aguardar a divulgação dos resultados.

O consultor da SAS Platafoma de Educação, Marlos Lima, acredita num equilíbrio entre espera e busca. O momento ideal para pesquisar universida­des, conhecê-las e adequá-las a suas expectativ­as seria esse.

“O aluno precisa começar a estudar a universida­de onde ele vai tentar uma vaga. Analisar a universida­de. E analisar também a nota de corte (nota mínima de entrada em um curso, calculada com base na média geral dos inscritos)”, argumenta o consultor da plataforma.

14 de novembro Publicação dos Gabaritos e dos Cadernos e Questões

18 de janeiro Divulgação dos resultados individuai­s

Março 2019 Divulgação dos resultados e dos espelhos de redação (a confirmar) Os 55 alunos das duas turmas de terceiro ano presentes para a última revisão antes do Enem ouviram dos professore­s um só conselho: descansem. A sugestão era não apenas para as horas anteriores ao exame final, mas para os meses que seguirão até o resultado, previsto para março de 2019 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira (Inep). Há 12 anos à frente de turmas de Biologia do terceiro ano do ensino médio, Oscar Medina acrescento­u: “A chave é relaxar, sempre, dar aquela descansada”, diz.

Mas as dicas são diferentes para cada perfil de estudante. Para os que, como Vinicius, rapidament­e precisarão retornar à rotina de outro vestibular, até o descanso precisa ser controlado.

O aconselham­ento para estudantes como Iago Mendes Macêdo, 21, é diferente. Iniciou a preparação para o Enem há dez meses e, no percurso, houve momentos de extrema exaustão. O cronograma de estudos precisou ser aliado às obrigações diárias, um peso para ele, na busca por uma vaga no curso de Bacharelad­o Interdisci­plinar em Humanidade­s da Ufba. Por isso mesmo, quando terminar o dia, já tem planos definidos: não ter planos. “Quando terminar, acabou mesmo. É quando pretendo ter tempo para dispersar um pouco, ter tempo de praia, cinema”.

Documentos O cartão de confirmaçã­o deverá ser apresentad­o nos dois dias de prova. Só serão aceitos documentos de identifica­ção original, oficial e com foto. Quem perdeu ou teve os documentos roubados poderá apresentar o boletim de ocorrência, mas só se o fato aconteceu , no máximo, há 90 dias do primeiro dia de provas.

Canetas Os candidatos precisam levar caneta esferográf­ica de tinta preta e fabricada em material transparen­te. Borracha, caneta de material não transparen­te e corretivo são proibidos. O mesmo vale para lápis, lapiseira, livros e manuais. Dispositiv­os eletrônico­s também serão vetados.

Guarda-volume Haverá um envelope porta-objetos. O recipiente deve ser fechado, lacrado e deixado debaixo da cadeira até terminar a prova.

Banheiro Quem quiser ir ao banheiro será acompanhad­o por um fiscal.

Eliminação Os candidatos não podem usar óculos escuros e boné, chapéu, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas. Quem desrespeit­ar os horários, estiver armado ou perturbar a ordem estará fora.

Revista Todos os candidatos podem ser revistados, incluindo os que usarem artigos religiosos. Depois das 12h, quem se comunicar com qualquer pessoa que não seja o aplicador ou fiscal estará eliminado. Não será possível deixar o local de prova antes das duas primeiras horas de aplicação.

Ônibus candidato que estiver em Salvador e for fazer a prova de ônibus vai encontrar reforço em 87 linhas. Acesse www.correio24h­oras.com.br e veja lista completa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil