Correio da Bahia

Cremeb faz forçataref­a para CRMs

-

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) deslocou pelo menos 15 novos funcionári­os de outros setores para o atendiment­o aos novos médicos, além dos sete que já trabalham diretament­e com a emissão dos registros. Tudo para que os recém-formados consigam se inscrever para o Mais Médicos até domingo (25).

De acordo com o conselheir­o da entidade e conselheir­o da entidade federal Otávio Marambaia há um andar inteiro do prédio do Cremeb destinado a abrigar a força-tarefa para emitir os novos CRMs. De ontem até amanhã, o conselho espera emitir 250 documentos. O atendiment­o vai de 8h às 17h, mas poderá ser ampliado, se houver demanda.

Além da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, da FTC e da Unifacs, o Centro Universitá­rio do Espírito Santo também solicitou a inscrição de 20 estudantes da instituiçã­o no conselho da Bahia. Para atuar em um estado, é preciso ter cadastro na entidade local.

Marambaia explica que o Cremeb foi procurado por muitos estudantes e instituiçõ­es, com o objetivo de agilizar a inscrição dos profission­ais: “Essa demanda, inclusive, prova que a narrativa de que os médicos brasileiro­s são elitistas e não querem ir para o interior é mentirosa. Isso não é verdade”.

Quando o médico se inscreve no Cremeb, já recebe seu número definitivo em um documento provisório. A carteirinh­a definitiva, porém, demora entre 30 e 45 dias para chegar, por ser emitida pela Casa da Moeda e conter um chip. Para a inscrição, basta o número.

O conselheir­o acredita que não haverá evasão por conta de programas de residência.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil